Um grupo de manifestantes aproveitou a cerimônia de posse dos novos deputados estaduais, ontem, para protestar contra os atrasos no pagamento de benefícios aos servidores públicos pelo governo estadual. Presentes nas galerias do plenário, os manifestantes gritaram palavras de ordem como Richa caloteiro, cadê o meu dinheiro, no final da sessão de posse – que contou com a presença do governador Beto Richa (PSDB). O governador deixou a sessão sem falar com a imprensa.
Na semana passada, o governo anunciou que não tinha recursos para quitar o abono de férias dos servidores, cujo pagamento já havia sido adiado e parcelado em três vezes. Representantes da APP Sindicato – que representa os professores da rede pública estadual – distribuíram panfletos com texto relatando o que a entidade chama de caos no início do ano, em razão de medidas de contenção de gastos tomadas pelo governo. Entre elas está o não pagamento do terço de férias do funcionalismo, auxílio-alimentação e a rescisão de contrato de professores temporários.
Ex-líder do governo na Casa, o novo presidente da Assembleia, o deputado Ademar Traiano (PSDB) criticou os manifestantes. É um segmento raivoso que deveria ver o que está acontecendo no governo federal, afirmou o tucano, referindo-se às dificuldades de caixa do governo Dilma Rousseff. O governador não negou. Deixou de pagar em um momento de dificuldade, mas vai pagar em outra oportunidadade, alegou Traiano.