A chegada de uma nova tempestade de neve no noroeste dos Estados Unidos provocou ontem o cancelamento de mais de 3.000 voos no país, noticiou o site especializado Flightaware.
Os aeroportos mais afetados são os de Chicago, Newark e La Guardia em Nova York e Boston, segundo a mesma fonte. Em Newark, 55% das decolagens e 48% das aterrissagens foram canceladas. Em Boston, as porcentagens eram de 54% e 45%, respectivamente. O aeroporto internacional JFK de Nova York foi o menos afetado, com somente 16% das decolagens e 6% das aterrissagens canceladas.
Foram registradas quatro mortes por causa das condições climáticas. Autoridades de Ohio informaram que um policial de Toledo morreu enquanto retirava neve de sua garagem no domingo.
Em Nebraska, um motorista de caminhão e uma mulher de 62 anos foram mortos em dois acidentes de tráfego separados em vias com acúmulo de gelo. Em Wisconsin, um homem de 64 anos com histórico de problemas cardíacos foi encontrado morto em sua garagem no domingo, após remover neve com uma pá.
Em todo o país, centenas de escolas públicas cancelaram suas aulas em razão do perigo representado pelo deslocamento das crianças. Muitas escolas paroquiais e universidades adotaram a mesma medida.
Os trabalhadores da área de Nova York, onde os termômetros já registraram temperaturas acima de 0ºC, enfrentaram lama e granizo. A área Philadelphia poderia registra até 2,5 centímetros de neve e um pouco de gelo, antes de uma chuva que deve fazer com que tudo volte ao normal.
As condições climáticas já haviam provocado quedas de energia. Cerca de 10 mil clientes da ComEd, em Illinois, ficaram no escuro na noite de domingo. Outros 5.500 clientes da CST também ficaram sem fornecimento de energia. No norte de Indiana, foram 8 mil. Fonte: Dow Jones Newswires.