O modelo adotado em Curitiba para implantação da Patrulha Maria da Penha – sob a responsabilidade da Guarda Municipal – será replicado na cidade de Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul. A informação é da secretária municipal da Mulher, Roseli Isidoro, que nesta quarta-feira (4) ministrou palestra para equipes das secretarias municipais da Mulher e da Segurança Pública de Campo Grande, sobre o trabalho e o funcionamento da Patrulha, implantada em Curitiba março de 2014.

Roseli Isidoro foi a Campo Grande para a inauguração da primeira Casa da Mulher Brasileira – projeto que também está em implantação em Curitiba, em parceria com o governo federal. Ela reuniu-se com a secretária municipal de Política para as Mulheres da cidade, Liz Derzi de Matos, e o secretário municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja, aos quais repassou informações sobre o trabalho da Patrulha Maria da Penha. Nos dias 12 e 13 de fevereiro, os dois secretários virão a Curitiba para conferir de perto o funcionamento do serviço.

Roseli Isidoro também cumprimentou o prefeito Gilmar Olarte pela iniciativa de implantar a Patrulha Maria da Penha em Campo Grande.

Em Curitiba, a Patrulha já atendeu mais de 3,5 mil mulheres que possuem medidas protetivas expedidas pelo Judiciário e vêm sendo monitoradas diariamente pelo serviço. Para a secretária da Mulher, é preciso ter coragem para investir em uma política pública que dê conta de oferecer segurança e assistência às mulheres em situação de violência. Volto para Curitiba com a sensação de que Campo Grande está fazendo sua parte no sentido de proteger e acolher essas mulheres, afirmou ela.

A Patrulha Maria da Penha, que em Curitiba é desenvolvida pela Guarda Municipal, já serviu como modelo para a cidade de São Paulo, que implantou o serviço em maio de 2014 com a Guarda Civil Metropolitana.

Busão Sem Abuso

Roseli Isidoro também levou para Campo Grande informações sobre a campanha Busão Sem Abuso, que vem sendo desenvolvida pela Secretaria da Mulher de Curitiba no transporte coletivo da capital paranaense.

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Campo Grande vai incluir na programação do Dia internacional da Mulher (8 de março) deste ano uma campanha publicitária inspirada no formato e no conceito da iniciativa curitibana.