Em 2014, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) atendeu 80.266 consumidores. Na lista dos serviços com mais reclamações e denúncias dos paranaenses estão telefonia fixa, bancos, telefonia móvel, TV por assinatura, cartões de crédito e planos de assistência funerária. A boa notícia é que cerca de 86% das reclamações intermediadas pelo Procon no ano passado terminaram em acordo.

Os dados foram divulgados ontem pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne informações sobre as reclamações apresentadas pelos consumidores aos Procons.

No Paraná, a campeã de reclamações é a empresa de telefonia Oi, com 5.569 registros, seguida pela Organização Social de Luto de Curitiba, com 2.444 reclamações, e pela Tim/Intelig, com 1.924 atendimentos. Porém, as duas empresas de telefonia apresentaram índice de solução das reclamações de 96% e 80%, respectivamente, em 2014, segundo dados no Procon-PR em Números.

O Procon-PR disponibiliza aos consumidores a plataforma Procon-PR em Números. O sistema permite acompanhar diariamente reclamações da população, além do comportamento dos fornecedores de produtos e serviços.

O sistema reúne todos os registros desde 2013 e está disponível no site do Procon-PR (www.procon.pr.gov.br) e da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (www.justica.pr.gov.br).

A ferramenta ajuda o cidadão nas escolhas de prestadores de serviços, para saber o percentual de solução de cada empresa. Com base nesta transparência, é possível diminuir o número de reclamações e dar maior rapidez ao atendimento”, explica a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano.

Os consumidores também contam com a plataforma consumidor.gov.br como solução alternativa de conflitos de consumo na internet. O serviço é monitorado pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade. Já são mais de 228 empresas participantes.

“Os próprios usuários dos serviços públicos vão usar a ferramenta para extrair os dados que precisam. Ela vai ajudar o cidadão nas suas escolhas em relação aos prestadores de serviços, saber o percentual de solução de cada empresa. E com base nessa transparência é possível diminuir o número de reclamações e dar maior rapidez ao atendimento”, explica a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.

Brasil

Em todo o País, foram registrados 2.490.769 atendimentos pelos Procons integrados ao Sindec, sendo que 62,7% foram reclamações e denúncias e 37,3% correspondem a consultas e orientações prestadas aos consumidores.
O boletim do Sindec apresenta, entre outras informações, uma breve análise sobre os assuntos maior destaque em âmbito nacional e estadual e o ranking com as empresas mais demandas em cada Estado.

Procon-PR em números

De 2013 até ontem foram realizados
179.453 atendimentos

As mulheres representaram
57,06%

A maior procura está na faixa etária entre
31 e 40 anos

Idosos que procuraram o Procon neste período
70.440