Um colírio para os ouvidos. Essa é a melhor forma de definir o sofisticado festival Musica em Trancoso – que deixa de lado a Axé Music baiana para, em seu lugar, promover um mix de música erudita internacional, música popular brasileira, jazz e bossa nova. A sua terceira edição, ocorre entre 15 e 22 de março, realizando um grande encontro internacional de música erudita e popular do Brasil, em apresentações gratuitas e de livre acesso para moradores e visitantes.

Idealizado para promover as belezas naturais da região e estimular seu desenvolvimento econômico e socioeducativo, o festival foi concebido por um grupo de empreendedores e com direção artística e administrativa do Mozarteum Brasileiro. A primeira edição foi em 2012, e a ideia e repeti-lo todos os anos entre o Carnaval e a Páscoa. É a integração de culturas e gerações amplificando a difusão da música e estimulando o aprimoramento musical dos estudantes brasileiros.

Grandes nomes das músicas brasileira e internacional já passaram pelo palco do Festival em suas duas edições anteriores. Bom exemplos não faltam: a Banda Mantiqueira, a soprano Julia Thorton, Leny Andrade, o pianista David Gazarov, o violoncelista Leonard Elschenbroich, Monica Salmaso, o flautista Benoit Fromanger e, em todas as edições, o músico César Camargo Mariano.

Entre os convidados de 2014, alguns se apresentarão pela primeira vez no evento, como a soprano Lucia Aliberti, a mezzosoprano brasileira Josy Santos – cantora baiana que foi bolsista do Mozarteum na Alemanha e é hoje considerada uma das grandes revelações do canto lírico – e o músico e cantor Ivan Lins (acompanhado ao piano por César Camargo Mariano).

O evento, desde a sua origem, contempla várias atividades interligadas que acontecem simultaneamente durante uma semana e tem como eixo o Centro Cultural, assinado pelo arquiteto François Valentiny e provido de um teatro com duas plateias, uma delas coberta, outra ao ar livre, com capacidade para 1.100 lugares cada.

Paralelamente aos concertos, os solistas internacionais convidados de cada edição ministram clínicas de técnica e interpretação – Masterclasses – a estudantes avançados de música. As Masterclasses são abertas ao público, permitindo a estudantes de qualquer nível participar como espectadores mediante inscrição prévia no site do evento.

Simultaneamente ao festival, os integrantes das orquestras jovens também ministram gratuitamente aulas de iniciação musical para a comunidade, com interessados de qualquer faixa etária (workshops realizados em locais definidos a cada ano);os alunos das escolas públicas da região recebem aulas nas próprias escolas, ministradas por integrantes do Projeto Neojibá, de Salvador, com a coordenação do MeT.


A paradisíaca Trancoso não é só a beleza da natureza e das praias, mas agora também oferece música


FESTIVAL É RESULTADO DE SONHO DE QUATRO AMIGOS

O festival Música em Trancoso surgiu como fruto do sonho de quatro amigos. Sabine Lovatelli, Reinold Geiger, Carlos Eduardo Bittencourt e François Valentiny. Criado com a intenção de fazer das artes e da educação artística uma fonte permanente de desenvolvimento pessoal e social, o MeT caracteriza-se por seus objetivos em quatro segmentos distintos e complementares.

Do ponto de vista cultural, tem, por pressuposto, realizar e as manifestações culturais compatíveis com os anseios da comunidade local; divulgar a música clássica e popular e estimular a formação de novas plateias; reunir músicos consagrados internacionalmente e brasileiros com orquestras jovens e seus correspondentes locais, mantendo permanente intercâmbio e aperfeiçoamento. musical.

Complementarmente, seu aspecto socioeducativo contempla a ampliação do conhecimento e a difusão da cultura por meio de espetáculos de música, teatro, cinema e outras manifestações artísticas; estimular o gosto pela arte para fazer dela um instrumento de transformação e inclusão social; promover o aprimoramento técnico de jovens músicos por meio das masterclasses e, ainda, estimular o interesse pela música por meio de aulas de iniciação musical nas escolas públicas.

Já no quesito ambiental, o MeT pretende ser exemplo da convivência harmônica entre respeito à natureza e o desenvolvimento cultural, social e econômico, estimulando a conscientização e a disseminação do sentimento de preservação ambiental com o apoio de espetáculos e eventos artísticos.

E, por fim, economicamente o festival tem por objetivos atrair um público adicional para a região, fora da sazonalidade do verão, que queira unir cultura e cidadania empresarial e criar uma alternativa econômica para a comunidade local, propiciando um polo multiplicador de desenvolvimento.


EUA

PACOTE OFERECE CALIFÓRNIA TEEN
Conhecer uma das mais incríveis regiões dos Estados Unidos na época em que ela está mais animada, por conta de grandes eventos. Essa é a proposta da CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, para aqueles que se interessam pelo destino. O pacote foi criado exclusivamente para o projeto Top of the Pops, uma parceria com o portal Vírgula para a cobertura dos principais eventos mundiais que ocorrerão ao longo do ano.

O Coachella – festival de música que mais atrai público à região e existe desde 1999 – ocorre em abril, mas o pacote pode ser adquirido durante o ano todo. O festival Já teve shows de artistas como Fatboy Slim, Coldplay, Paul McCartney, Amy Winehouse e Kanye West. Suas 11 edições foram na cidade de Indio e, em 2014, as principais atrações serão Outkast, Calvin Harris, Muse, Queens of The Stone Age e Arcade Fire, entre muitos outros músicos.

A excursão oferece um passeio inesquecível pela Costa Oeste americana, Palm Springs, famosa por suas belezas naturais e pelo alto astral que acolhe a todos. Em abril, a Califórnia ganha rostos e cores especiais. Alguns eventos atraem os mais diversos públicos de todo o mundo, como o Indian Wells Arts Festival, a Big Sur International Marathon e o Coachella Music and Arts Festival, que ocorre em dois finais de semana do mês de abril, de 11 a 13 e de 18 a 20.

Além de fazer parte do clima que permeia o calendário, a viagem pode mostrar o que a região dos Estados Unidos tem de melhor. Alguns passeios que o viajante pode adquirir na CI são o Teleférico Palm Springs Aerial Tramway, entrada para o Parque Six Flags Magic Mountain, ida ao parque da Universal Studios Hollywood, um tour de 4×4 no Little Grand Canyon e ainda alongar a viagem por duas noites em Las Vegas, para aproveitar a famosa vida noturna da cidade.

O lançamento exclusivo da CI sai a partir de USD867, com pagamento em até 10x sem juros e sem entrada. Ele inclui quatro noites em hotel 3 estrelas com café da manhã, locação de carro, assistência de Viagem, Chip Telefônico Internacional e CI Travel Money. A passagem aérea da CI para o destino está disponível a partir de USD760. Os ingressos para o festival não estão inclusos no pacote.


NOTAS

Decolar em 1º
A Decolar é a n 1 no ranking das empresas de turismo mais reclamadas do Brasil. A conclusão é da pesquisa feita pelo Portal PANROTAS, no site de consultas e reclamações Reclame Aqui. Em segundo lugar ficou a Submarino Viagens e em terceiro a Hotel Urbano.

Novidade em Orlando
O Wetn Wild Orlando abre no próximo verão mais uma atração radical. Trata-se do Aqua Drag Racer, um tobogã aquático que já é considerado o mais alto e rápido da Flórida. A atração terá altura equivalente a um prédio de seis andares e será metade coberta e metade descoberta. O novo do Aqua Drag Racer vai levar os convidados a um passeio de alta velocidade diferente de qualquer outro em volta, disse o vice-presidente sênior parque, Michael Black.

Deville Porto Algre
O mesmo site também classificou o Hotel Deville Porto Alegre Aeroporto entre os 25 melhores hotéis brasileiros. A unidade está situada em uma região estratégica da cidade e oferece serviços exclusivos ao hóspede que chega a Porto Alegre, a negócios ou lazer.

Turismo alemão
Entre 5 e 7 de março, o DZT – Centro de Turismo Alemão estará presente em uma das maiores feiras do turismo mundial, a ITB Berlin. No dia 7, acontece pela terceira vez o Dia do Turismo Sem Barreiras, evento que será organizado pela primeira vez pelo DZT nesta que é considerada uma das maiores feiras do segmento de turismo do mundo. O objetivo é sensibilizar profissionais do turismo, empreendedores e políticos sobre a importância das viagens para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como falar sobre as chances econômicas que esse segmento pode trazer. O DZT terá o apoio dos seus parceiros, Coordenação Nacional Turismo para Todos e.V. (NatKo), Destinos sem Barreiras na Alemanha AG, assim como do Grupo de Trabalho Turismo para Todos.