O rompimento de uma adutora, neste sábado (21), comprometeu o abastecimento de água em cinco bairros de São José dos Pinhais e em um bairro de Piraquara, municípios da Região Metropolitana de Curitiba, segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Na sexta-feira (20) a Companhia já havia registrado o rompimento de uma outra adutora na mesma região. O abastecimento só deve ser normalizado no início da tarde de domingo (22).

Em São José dos Pinhais, moradores dos bairros: Ipê, Academia, Rio Pequeno, Iná, Roseira e Santa Fé, que não tem caixa d’ água, podem ficar desabastecidos. Já em Piraquara, a falta de água é no Bairro Guaritiba Pequeno.

As equipes trabalham para fazer o conserto da adutora, mas o trabalho só deve ser finalizado por volta das 22 horas deste sábado.

Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

A companhia pede a colaboração de todos os moradores e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. O Serviço de Atendimento ao consumidor é feito pelo número 0800 200 0115. É preciso estar com a conta de água ou o com número de matrícula em mãos.