Não é nada fácil a vida de escritor num país de poucos leitores. Mesmo assim, a cada dia surgem novos escritores, publicações literárias, livrarias e editoras em Curitiba. Mas quem faz da escrita uma profissão, pode enfrentar alguns percalços pelo caminho, como a falta de leitores, ou ainda, a dificuldade em alcançar visibilidade além das fronteiras curitibanas. Carreira & Cia conversou com o escritor Cezar Tridapalli, autor de dois romances publicados e a caminho terceiro livro, além de vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura com o livro O Beijo de Schiller.


Como é possível manter uma carreira literária?

Acredito que ela dependa do estágio que se atingiu nessa insólita carreira. Autores com mais tempo de estrada têm uma agenda relativamente cheia, pontuada por palestras, bate-papos e participações em eventos. Muitos precisam recusar participações para que consigam escrever.


Há muitos escritores para poucos leitores?

Tem muita gente escrevendo, mas não somos um país de leitores. Todo esse sistema pode nos dar a impressão de que as coisas vão bem. Mas, pensando na proporção de um país como o Brasil, não podemos nos enganar. São poucas e nobres iniciativas que buscam quebrar o círculo e estender o alcance.


Como você acredita que será o futuro da Literatura paranaense?

Acredito que a literatura seguirá na sua margem, e qualquer um considerado por nós como grande escritor ou sucesso editorial não deixará de ser a margem. Dalton Trevisan poderá continuar caminhando tranquilamente na rua porque 99% das pessoas jamais vão saber quem ele é.
http://cezartridapalli.com.br


Curtas

* O Instituto Brasileiro de Executivos e Finanças (Ibef) no Paraná elege a nova diretoria na próxima quinta-feira, dia 26. A chapa que se inscreveu é liderada pelo atual presidente, Clecio Chiamulera. A nova diretoria vai ficar à frente a gestão de março de 2015 a fevereiro de 2017.

* O executivo Flavio Donato acaba de assumir a gerência comercial da Transportadora Sulista. Em seu novo cargo, será responsável pela área de atendimento ao cliente e assumirá a gestão comercial da empresa. Reconhecido pelo trabalho sempre voltado para satisfação dos clientes e expansão de negócios, Donato está pronto para mais um desafio.

* Bons exemplos:Durante dia Adão Gomes Batista  é um exímio sapateiro, dono do próprio negócio. À noite é garçon de um prestigiado restaurante no Batel. São pessoas como o Adão que fazem a diferença e são bons exemplos diversificação profissional que merecem destaque. Santa Catarina, 725-Água Verde-Curitiba | 41-9101-8584.


 

FRASE: 

Não se constrói uma reputação com base no que se pretende fazer.
(Henry Ford)