O volante Helder, 30 anos, foi registrado no BID da CBF nessa quarta-feira (dia 25). Com isso, o jogador pode atuar pelo Coritiba no domingo, em Prudentópolis, pelo Campeonato Paranaense. A dúvida é se o jogador será titular ou começará no banco de reservas.

Helder tem boas chances de começar como titular pelo excelente desempenho em 2014. Além disso, o técnico Marquinhos Santos estuda poupar alguns titulares no domingo. Na quarta-feira, o time estreia na Copa do Brasil, jogando em Nova Lima (MG), contra o Villa Nova. Depois disso, virá uma maratona de jogos todas as quartas e domingos.

Por característica, Helder disputa posição com João Paulo, o único volante centralizado e fixo no esquema tático de Marquinhos Santos. O treinador começou o Paranaense 2015 usando o esquema tático 4-1-4-1, com João Paulo como único volante e com Rosinei e Pedro Ken como meias centralizados.

No Atletiba do último domingo, Marquinhos usou o 4-1-4-1 no primeiro tempo, com o zagueiro Welinton improvisado na lateral-esquerda e com Carlinhos no meio-campo. Depois, no segundo tempo, modificou para o 3-6-1.

Durante a pré-temporada em Atibaia, em janeiro, o técnico testou várias vezes formações com três zagueiros.

Marquinhos ainda não deu pistas sobre a escalação para domingo. O zagueiro Leandro Almeida está suspenso, por três cartões amarelos.