Um detalhe pode fazer toda a diferença. E as imobiliárias sabem disso, tanto que nos últimos anos têm apostado em diferenciais que ajudam a valorizar e chamar maior atenção para o imóvel. Se antigamente o que mais valia era a localização, hoje em dia também conta (e muito) a presença de churrasqueira, infraestrutura de esporte e lazer e até mesmo a presença de obras de arte.

Em Curitiba, dados da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Paraná (Ademi/PR) apontam que uma das coisas que mais procuradas hoje são locais com Espaço Fitness. Segundo a Ademi, no último anos, 67% dos novos prédios residenciais na Capital foram construídos com academias que garantem comodidade e segurança aos moradores que optam pela realização de atividades físicas dentro de seus próprios residenciais. Contudo, é preciso planejar bem esses locais para não desperdiçar recursos.

Vamos além de um ‘espaço fitness’. É necessário pensar na quantidade e qualidade dos aparelhos levando em conta o tamanho do empreendimento e o número de moradores, afirma Rafael Magalhães Cassal, diretor executivo da 2you Soluções em Fitness, empresa que atua no processo de redução de custos de academias.
Segundo ele, contratar uma consultoria especializada para a criação das academias pode resultar numa redução de até 30% do investimento, além da garantia de maior durabilidade dos aparelhos e melhor usabilidade do espaço pelos moradores. E duas provas disso são o Empreendimento Mai Home e o Condomínio Soul, ambos da Construtora Laguna, onde a academia acabou se tornando em um diferencial.

Escolher uma consultoria transformou o que era um simples espaço fitness em um diferencial em nossos empreendimentos. Hoje garantimos aos nossos clientes que a Academia do condomínio estará à altura de uma academia profissional, com a comodidade de só descer do elevador, conta o diretor da Construtora Laguna, Gabriel Haad.
O condomínio Parque das Artes conta com uma academia que foge do tradicional, seguindo uma linha mais funcional, com atividades para todas as idades, possibilitando exercícios cardiovasculares e de musculação que utilizam aparelhagens e o próprio peso do corpo. Por isso, em vez dos aparelhos de musculação, pesos e esteiras, o local traz saco de bater, pista de corrida, remo eletrônico e cordas suspensas para a prática de TRX.
Hoje, a maioria dos empreendimentos tem uma academia bem parecida. Mas nós queríamos fazer algo para sair da mesmice. Então fizemos uma consulta com um especialista que trouxe esse modelo de academia mais funcional, com vários equipamentos para trabalhar grupos musculares e que num condomínio é bem simples, só contratar um personal trainer que já está pronto para trabalhar. E isso vai possibilitar para qualquer público utilizar essa academia de maneira completa, finaliza Gustavo.