Amanhã acontece a assembleia dos professores da rede estadual de ensino que vai decidir pelo fim ou não da greve deflagrada no dia 9 de fevereiro. Segundo comunicado da APP-Sindicato, a assembleia, que deve reunir milhares de trabalhadores, está marcada para o estádio Durival de Brito, a Vila Capanema, a partir das 8h30. Só a manifestação da categoria na semana passada reuniu cerca de 30 mil pessoas.
No final de semana, a Justiça do Paraná concedeu liminar definindo que os professores dos terceiros anos do ensino médio retornassem ao trabalho, para evitar maiores prejuízos aos estudantes que no final do ano participam de vestibulares e do Enem. Apesar da liminar, ontem foi mais um dia sem aula na rede estadual.

Segundo a APP, o sindicato foi notificado apenas na manhã de ontem, e que o departamento jurídico do sindicato vai recorrer. Apesar disso, a orientação aos professores é que mantenham a greve.
Um folheto com orientação a pais de estudantes da rede estadual de ensino também era distribuido em terminais de ônibus da Região Metropolitana. O folheto pede que os filhos não sejam enviados para a escola nesta semana, já que a greve dos professores continua.
Em nota, a Secretaria de Educação lamentou que o comando de greve dos professores não tenha honrado o acordo firmado na semana passada para a volta às aulas. Trata-se de um claro desrespeito com as famílias e os estudantes paranaenses, diz a nota.