O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) instalou em sua fachada uma placa indicativa da criação do Parque Tecnológico da Saúde (PTS), iniciativa da instituição que busca atrair para dentro do Tecpar empresas com produção de medicamentos voltadas para a saúde humana. Esse é o primeiro passo para a oficialização do parque, que em breve deve lançar o seu primeiro edital.

Com o parque, de acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, o instituto atrai novas atividades de pesquisa, desenvolvimento e produção de bens e serviços inovadores, incentiva a criação de novas empresas de base tecnológica no Paraná e ainda estimula a transferência de tecnologia entre o Tecpar, as entidades e empresas integrantes do Parque Tecnológico. Uma das exigências para uma empresa se instalar é desenvolver pesquisas e novos produtos em parceria com o Tecpar.

De acordo com Felix, o edital de atração de empresas, criado dentro da instituição para atender a essa demanda, deve ser lançado em breve. O parque tem um caráter especial ao futuro do Tecpar. A ideia começou como um projeto em 2011 e hoje já é um empreendimento. O edital está sendo feito em um modelo próprio, é um desafio jurídico enorme para colocar uma empresa privada dentro do Tecpar. A Lei de Inovação permite isso, mas temos que estabelecer essas regras, explica.

A gerente dos Parques Tecnológicos do Tecpar, Rosi Mouro, explica que a implantação do parque vai abrir uma série de vantagens tanto para a empresa que vier a ser instalada quanto para a instituição. Para a candidata, estar em um parque tecnológico encurta caminhos na aproximação de órgãos de fomento e de pesquisa, por já estar avalizada por uma instituição pública, e dá acesso às competências de laboratórios e infraestrutura do Tecpar, pontua Rosi.

O instituto, por sua vez, segundo ela, atrai novas atividades de pesquisa, desenvolvimento e produção de bens e serviços inovadores, incentiva a criação de novas empresas de base tecnológica no Paraná e ainda estimula a transferência de tecnologia entre o Tecpar e empresas integrantes do Parque Tecnológico.

A placa instalada na entrada da sede do Tecpar, no campus da Cidade Industrial de Curitiba, foi adquirida com recursos de um projeto da Rede de Extensão Tecnológica do Paraná (Sibratec). A implantação do Parque Tecnológico da Saúde concentra ações para atrair empresas nos campi da CIC e de Araucária e vem de encontro à visão da instituição para realizar pesquisa, desenvolvimento e inovação, contribuindo para a sustentabilidade tecnológica e social do país.

Parque Tecnológico da Saúde

A implantação do Parque Tecnológico da Saúde está vinculada ao Plano Estratégico da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e visa atender à demanda explicitada pelo Complexo Industrial da Saúde, do Ministério da Saúde. O projeto tem como objetivo estruturar e gerir, de forma sustentável, um ambiente de negócios capaz de potencializar as atividades de pesquisa científica e tecnológica; de introdução de inovações e de transferência de tecnologia, bem como criar e consolidar empreendimentos de classe mundial em desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica e de novas tecnologias para produtos e processos, em especial os da área da saúde.

fachada_1.jpg