O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) instalou em sua fachada, em Curitiba, uma placa indicativa da criação do Parque Tecnológico da Saúde. O parque vai atrair para dentro do Tecpar empresas produtoras de medicamentos. Em breve, será lançado o primeiro edital de atração das empresas.

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, com o parque o instituto atrai novas atividades de pesquisa, desenvolvimento e produção de bens e serviços inovadores e incentiva a criação de novas empresas de base tecnológica no Paraná.

Além disso, o parque estimulará a transferência de tecnologia entre o Tecpar, as entidades e empresas. Uma das exigências para uma empresa se instalar é desenvolver pesquisas e novos produtos em parceria com o Tecpar.

O edital de atração de empresas está sendo preparado. O edital está sendo feito em um modelo próprio, é um desafio jurídico colocar uma empresa privada dentro do Tecpar. A Lei de Inovação permite isso, mas temos que estabelecer regras, explica Felix.

A gerente dos Parques Tecnológicos do Tecpar, Rosi Mouro, explica que a implantação do parque vai abrir uma série de vantagens tanto para a empresa quanto para a instituição.

Para a candidata, estar em um parque tecnológico encurta caminhos na aproximação de órgãos de fomento e de pesquisa e dá acesso às competências de laboratórios e infraestrutura do Tecpar, pontua Rosi.

A implantação do Parque Tecnológico da Saúde está vinculada ao Plano Estratégico da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e visa atender à demanda explicitada pelo Complexo Industrial da Saúde, do Ministério da Saúde.