SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O governo venezuelano oficializou nesta terça-feira (3) a obrigatoriedade de pedido de vistos para turistas dos Estados Unidos e a proibição de entrada de sete políticos americanos, dentre os quais o ex-presidente George W. Bush.
“Os EUA estão excluídos da lista de países beneficiados com a Supressão de Vistos de Não Imigrantes (turistas)”, indica uma resolução conjunta dos ministérios das Relações Interiores e das Relações Exteriores anunciada no sábado (28) e publicada nesta terça no Diário Oficial extraordinário.
O mesmo boletim anuncia a proibição de concessão de vistos para o ex-presidente americano George W. Bush, seu vice-presidente Dick Cheney, do ex-diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), George Tenet; e dos congressistas Marco Rubio, Bob Menéndez, Mario Díaz-Balart e Ileana Ros-Lehtinen.
“Para proteger o nosso país (…), decidi implantar um sistema de visto obrigatório para todo americano que ingressar na Venezuela”, disse o presidente Nicolás Maduro, acrescentando que diversos “chefes políticos dos Estados Unidos que violaram os direitos humanos bombardeando países como Síria, Iraque e Afeganistão não poderão entrar na Venezuela por [serem considerados] terroristas”.
Maduro explicou que tomou a decisão de exigir visto após a captura de um piloto americano de origem latino-americana no estado de Táchira (oeste da Venezuela), suspeito de espionagem.
Além disso, nesta segunda-feira (2) a Venezuela deu aos EUA 15 dias para reduzir de 100 para 17 pessoas o número de funcionários de sua embaixada em Caracas.