Hoje os professores devem lotar a A Vila Capanema, o estádio onde o Paraná Clube manda seus jogos de futebol. São esperados entre 20 mil a 25 mil professores da rede estadual de ensino, que decidem, em assembleia, se a greve deflagrada no dia 9 de fevereiro acaba ou não. Às 9h17, a assembleia não havia começado porque todos os professores não haviam conseguido entrar no estádio. O horário previsto para começar a assembleia era às 8h30.

Esta já é a maior greve dos últimos 12 anos no Paraná, com 24 dias de greve. Luis Fernando Rodrigues, diretor da APP-Sindicato, afirma que a greve tem apoio de 90% da população, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira. Ele ressalta ainda que a paralisação mobilizou 100% dos profissionais apesar de nem todos serem sindicalizados. 

A APP-Sindicato, que representa os trabalhadores no ensino público estadual, entrou com recurso contra a liminar que determina a volta às aulas dos professores dos terceiros anos do ensino médio. A liminar pretende amenizar a situação dos estudantes que no final do ano prestam o vestibular e o Enem.

O governo do Estado também publicou material explicando que praticamente todas as reivinidcações dos professores foram atendidas e, portanto, não há porque a greve continuar. No texto o Estado lista 17 itens, compromissos assumidos, para encerramento da greve.

Já a APP rebate dizendo que as aulas só não voltaram ao normal ainda porque os trabalhadores entraram nesta greve com uma pauta específica que precisa ser atendida. Pagamento de recisões, nomeação de concursados, revisão do número de alunos em sala e pagamento dos atrasados para a manutenção das escolas, estavam entre os itens solicitados. Algumas propostas foram feitas, mas algumas dúvidas ainda assolam a categoria: quando e como o governo cumprirá essas metas.

A transmissão será divulgada ao vivo no site da APP.