SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Cinemas americanos afirmaram que não irão exibir o filme “Beasts of No Nation”, dirigido por Cary Fukunaga, de “True Detective”, que teve os direitos de exibição comprados pelo serviço de vídeo sob demanda Netflix. A informação é da revista “Variety”.
Neste semana, a Netflix anunciou a compra do filme por US$ 12 milhões, afirmando que iria exibir a produção em alguns cinemas. Para concorrer ao Oscar é necessário que o filme seja exibido em salas de cinema, e não apenas na internet.
Segundo a “Variety”, quatro grandes redes americanas -AMC, Regal, Cinemark e Carmike- afirmaram que irão boicotar o filme. Tipicamente, há uma janela de 90 dias entre as exibições no cinema e em casa e a Netflix pretende lançar o filme simultaneamente nas duas plataformas.
Em “Beasts of No Nation”, Idris Elba é o comandante de uma guerrilha num país africano que coloca um menino sob sua proteção e começa e desumanizá-lo e a transformá-lo em um soldado.
“‘Beasts of No Nation’ é um filme poderoso que ficou belíssimo nas mãos do diretor Cary Fukunaga, com Idris Elba dando uma performance digna de definir uma carreira”, afirmou Ted Sarandos, executivo da Netflix.
“Estamos muito orgulhosos em trazer um filme desse calibre exclusivamente para assinantes da Netflix pelo mundo ao mesmo tempo em que ele aparecerá em cinemas selecionados.”
Neste ano, o serviço concorreu ao Oscar de documentário por “Virunga”, que foi lançado simultaneamente na internet e em algumas salas de cinema.