SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As autoridades ucranianas e os separatistas pró-Rússia informaram nesta quinta (5) que subiu para 32 o número de mineiros mortos após uma explosão de gás na mina de Zasyadko, uma das maiores de Donetsk, no leste da Ucrânia.
Segundo a autoridade separatista para situações de emergência, um dos mineiros ainda está desaparecido e equipes de resgate iniciaram o trabalho de identificação dos corpos. A estimativa anterior era de 17 mortos e 16 desaparecidos.
A explosão ocorreu na madrugada desta quarta (4). Segundo os rebeldes, a explosão foi provocada pelo acúmulo de ar e gás metano, o que é comum em minas. Eles descartam que o acidente tenha sido provocado por um bombardeio.
Parentes das vítimas e trabalhadores chegaram ao local em busca de informações e reclamaram da falta de segurança na mina, que foi palco de outros acidentes de trabalho nos últimos anos.
Em novembro de 2007, 101 mineiros foram mortos em outro acidente em Zasyadko. A jazida de carvão é considerada a mais perigosa da região devido ao grande acúmulo de metano em suas galerias.
As minas de carvão ucranianas, especialmente as da bacia da região de Donetsk, figuram entre as mais perigosas do mundo, com dezenas de acidentes todos os anos.
A cidade de Donetsk e grande parte de toda a região da bacia carbonífera do leste da Ucrânia é cenário do conflito armado entre o governo ucraniano e separatistas pró-Rússia, que já deixou mais de 6.000 mortos desde abril do ano passado.