Tudo começou com uma postagem da página “Humans of Curitiba” no Facebook, compartilhada na página oficial da Prefeitura de Curitiba. “Uma vez em Corumbá MS vi uma senhoria de idade cair no meio da rua, nisso dois moleques passaram , roubaram a bolsa dela e saíram correndo. Esses dias vi a mesma cena aqui em Curitiba, uma senhora com dificuldades para andar caiu, e no mesmo segundo, quatro jovens que estavam perto já ajudaram ela a se levantar, preocupados, prestativos. A educação das pessoas aqui me agrada muito”.

O compartilhamento da postagem por parte da Prefeitura de Curitiba gerou indignação dos leitores de Corumbá (MS), pois deixa a entender que em Corumbá só existem “moleques” que roubam e não ajudam, enquanto em Curitiba os “moleques”, agora chamados de “jovens”, são educados e sempre ajudam. Confusão armada, a Prefeitura de Corumbá usou sua página oficial no Facebook para defender os corumbaenses: “Bons exemplos existem em todos os lugares, seja em Curitiba, Corumbá, São Paulo, Ladário… Maus exemplos também. Quer realmente conhecer a índole do povo corumbaense? Venha nos visitar, ver de perto um pouco da nossa história e contemplar nosso belo Pantanal. Aqui até as capivaras são felizes e hospitaleiras”, escreveu a página da Prefeitura de Corumbá.

A Prefeitura de Curitiba então respondeu à assessoria da Prefeitura de Corumbá e por fim, apagou a postagem e pediu desculpas.