SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – “Olá, bem-vindos a Cuba. Sou Conan O’Brien e isso é tudo o que sei dizer em espanhol”. Iniciado por essas palavras, foi ao ar nesta quarta-feira (4) o primeiro episódio de ‘talk show’ americano filmado em Cuba em mais de meio século.
Desde que Jack Paar, do The Tonight Show, viajou a Cuba em 1959 para entrevistar Fidel Castro, nenhum outro apresentador de programas do gênero havia voltado à ilha.
Passadas mais de cinco décadas, O’Brien visitou Havana poucos meses após o anúncio da reaproximação diplomática entre EUA e Cuba para gravar um episódio do programa que leva o seu nome.
No episódio de 75 minutos, chamado de “Conan em Cuba”, o comediante tocou com uma banda de salsa, tentou aprender passos de rumba, passeou em um Lada soviético e se embriagou em um museu de rum.
Durante as gravações, que não sofreram interferências das autoridades cubanas, O’brien havia dito que seu objetivo seria “falar com os cubanos e tentar conhecê-los melhor”.
“Não queria adotar um tom mordaz e não queria ser político. Queria ir como um comediante que ri de si mesmo e que faz os cubanos rirem”, afirmou.
Ainda assim, o apresentador não pode evitar comentários mais sérios no episódio sobre as mudanças políticas decorrentes do fim do isolamento entre a ilha e os EUA. “Apesar das diferenças entre os nossos governos, há muito que podemos compartilhar”, disse.
“Pode não ser uma má forma de diplomacia enviar um comediante. Talvez seja uma boa primeira tentativa”, afirmou O’Brian ao anunciar o episódio.