O governador Beto Richa recebeu na tarde desta quinta-feira (12) uma comitiva de empresários japoneses que planejam investir no Paraná e com o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda. No encontro, realizado após a abertura das comemorações dos 120 anos das relações diplomáticas Brasil-Japão, o governador apresentou as políticas públicas para atração de investimento no Paraná e falou sobre a economia e infraestrutura do Estado. 

Temos o compromisso de buscar investimentos e também de fortalecer as indústrias paranaenses. Hoje, o Paraná vive o maior ciclo industrial da sua história, resultado dos programas que criamos para atração de novos investimentos, disse Richa. 

Os empresários foram convidados pelo embaixador Umeda. Participaram representantes das empresas Marubeni, Denso, Sumitomo Rubber, Companhia Iguaçu de Café Solúvel, Synex Latin America e o Caribe, Terlogs, Hitacji South America e Mitsubishi. 

Também participaram a vice-governadora Cida Borghetti; o secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros, e o cônsul-geral do Japão no Paraná, Toshio Ikeda. 

RELAÇÕES – Beto Richa enfatizou que o governo estadual está empenhado em estreitar relações com o Japão. Temos um grande respeito e admiração pelo povo japonês, que tanto contribuiu para o desenvolvimento econômico e social do Estado, disse Richa. 

Ele disse que o programa de incentivo fiscal, o diálogo com o setor produtivo e a segurança jurídica para os investidores são fatores fundamentais para a atração de novos empreendimentos ao Paraná. 

O governador mencionou outros aspectos que contribuem para a atração de investimentos ao Estado, como a boa localização, mão de obra qualificada e a boa infraestrutura de portos, aeroportos e estradas. 

NEGÓCIOS – O embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, disse que o Paraná apresenta as características necessárias para receber os investimentos japoneses, por exemplo, a infraestrutura e a posição com os países do Mercosul. Queremos estreitar os laços com o governo para analisar a possibilidade de futuros investimentos. O interesse dos empresários é uma demonstração do imenso respeito e valorização que temos pelo Paraná, afirmou. As principais áreas de interesse dos japoneses são automobilística, agronegócio, eletrônicos e energia. 

PARANÁ COMPETITIVO – O secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros, destacou as características do programa Paraná Competitivo, que já confirmou mais de R$ 35 bilhões em investimentos industriais, com novos empreendimentos e ampliação de unidades já existentes. 

O Japão tem domínio de muitas tecnologias e pode contribuir para a economia paranaense. Queremos que as empresas japonesas venham para o Paraná para criar empregos e gerar riquezas, afirmou. Barros disse aos empresários que o governo quer ampliar os investimentos em energias renováveis. Essa é uma oportunidade para as empresas japonesas, que tem avançadas tecnologias nessa área, disse. 

INVESTIMENTOS – Dos oito empresários que participaram da reunião, alguns representam empresas que já estão instaladas no Paraná e planejam fazer novos investimentos. É o caso da fabricante de pneus Sumitomo, que já investiu R$ 560 milhões na construção de uma fábrica em Fazenda Rio Grande. A unidade é um dos primeiros investimentos atraídos pelo Programa Paraná Competitivo e criou 1,5 mil empregos diretos. A Sumitomo planeja ampliar a unidade e busca mais uma parceria com o governo estadual. 

Outras empresas estão instaladas no Brasil e planejam construir unidades no Paraná. É o caso da Marubeni, especializada em exportação e importação de metais e grãos. A empresa tem uma parceria com a América Latina Logística (ALL) para ampliar os investimentos no Paraná. 

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Toshifumi Murata, disse que as empresas japonesas têm um grande potencial tecnológico para ajudar o Brasil a melhorar a situação econômica com mais investimentos. Essa é uma primeira reunião. O Governo do Paraná está disposto a apoiar a vinda de empresas japonesas, afirmou.