O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe, a partir do dia 31 de março, terça, às 19 horas, a exposição Arte Cibernética – Coleção Itaú Cultural, que representa o conceito de arte cibernética desta coleção – considerada uma das pioneiras na América Latina. Com organização do Núcleo de Inovação e Artes Visuais do instituto, ao todo, serão exibidas nove obras extraídas desta coleção iniciada em 1997. A mostra segue até o dia 31 de maio de 2015.

Em Reflexão #3, de Raquel Kogan, o visitante regula a rapidez do movimento de centenas de números projetados sobre a parede de uma sala escura, refletidos sobre um espelho d’água rente ao chão. Criando um efeito inusitado, eles nunca se repetem e criam a sensação de subir de um espelho a outro. Percepção semelhante é experimentada em Descendo a Escada, de Regina Silveira, que utiliza a projeção sincronizada de três aparelhos sobre um espaço formado pelo chão e o ângulo de duas paredes gerando um continuum virtual dinâmico.

A interação se encontra, ainda, em Text Rain, de Camille Utterback e Romy Achituv. Nesta instalação, a projeção do corpo dos participantes em uma parede é animada com uma chuva de letras que, por sua vez, respondem a movimentos corporais. Como em um game, se um participante acumular letras o bastante sobre a projeção de seus braços estendidos ou da silhueta de qualquer outro objeto, poderá ver uma palavra inteira ou até mesmo uma frase sendo formada, com letras em queda aleatoriamente.

Os visitantes se surpreenderão também com o jardim virtual gigante Ultra-Nature, de Miguel Chevalier. Projetado em paredes de, em média, nove metros de comprimento, seis tipos diferentes de plantas digitais luminosas são influenciadas a crescerem por dois sensores de movimento. A vegetação deriva de flores amarelas brilhantes, com hastes turquesa, até cactos sombreados nas cores vermelho e violeta. Assim, o estímulo dos observadores faz com que as plantas se inclinem para os lados, criando cenas que vão da ornamentação barroca a um tipo de balé orgânico.

Finalmente, em Fala, da dupla Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti, o público se depara com uma máquina movida pela voz desenhada para estabelecer comunicação e sincronização automáticas entre humanos e máquinas, e entre máquinas e máquinas, movido por uma espécie de coro do microfone de 40 aparelhos celulares. O resultado é um efeito audiovisual com um significado semântico similar ao som captado, ou seja, o visitante fala e pequenas telas exibem uma palavra idêntica ou semelhante ao da palavra escutada, possibilitando algo como um diálogo.

Antes de chegar a Curitiba, por meio da parceria entre o MON e o Itaú Cultural, Arte Cibernética – Coleção Itaú Cultural passou por outras cinco capitais brasileiras – Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB) e Recife (PE).

Encontro Arte Cibernética
Além da exposição, o Itaú Cultural promove o Encontro Arte Cibernética para debater questões como inovação, atuação institucional, cena artística, produção de arte tecnologia e o cenário da arte contemporânea. Participam da conversa o gerente do núcleo de Inovação do Itaú Cultural, Marcos Cuzziol, e autores de obras em exposição: Rejane Cantoni, Leonardo Crescenti e Raquel Kogan. O encontro é aberto para o público, dia 1º de abril, às 19h, no Miniauditório do MON. Não é necessária inscrição para as 80 vagas disponíveis, a entrada será por ordem de chegada.

SERVIÇO
Exposição Arte Cibernética – Coleção Itaú Cultural
MON – Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba, PR
Abertura: 31 de março (terça-feira), às 19h. Entrada gratuita na hora da abertura
Período expositivo: 31 de março a 31 de maio de 2015
Terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$6 e R$3 (meia-entrada)
Domingo + Arte: entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês
Quinta + MON: primeira quinta-feira de cada mês, horário de funcionamento estendido, das 10h às 20 horas, com entrada gratuita a partir das 18h
Facebook e Twitter

Encontro Arte Cibernética
Debate com Marcos Cuzziol, Leonardo Crescenti, Rejane Cantoni e Raquel Kogan
Dia 1 de abril (quarta-feira), às 19h
Miniauditório do MON – Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba, PR
80 vagas
Não requer inscrição prévia; a entrada será por ordem de chegada
Mais informações: (41) 3350-4400