SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Mesmo após cinco dias sem chuva, o índice do reservatório Cantareira subiu 0,1 ponto percentual em relação ao volume ao registrado na sexta-feira (27). Ele opera, neste sábado (28), com 14,4%.
Esse valor é baseado em um cálculo que utiliza a quantidade total de água no determinado dia e a capacidade total do Cantareira (de 1,3 trilhão de litros), que inclui volume útil (acima dos níveis de captação) e as duas cotas do volume morto (reserva do fundo das represas, captadas com o auxílio de bombas).
O Cantareira abastece 5,6 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista. Eram cerca de 9 milhões antes da crise. A diferença passou a ser atendida pelos outros sistemas.
OUTROS RESERVATÓRIOS
Mesmo com tempo seco, outros dois reservatórios apresentaram acréscimo do volume registrado em comparação ao dia anterior. Alto Cotia, que fornece água para 400 mil pessoas, subiu de 64,3% para 64,4%. Rio Claro também subiu um 0,1 ponto percentual desde sexta, de 43,6% para 43,7%.
Responsável por 4,5 milhões de moradores na região leste da capital e Grande São Paulo, o reservatório Alto Tietê perdeu 0,1 ponto percentual de seu volume, passando de 23% para 22,9% neste sábado. Nesse valor está incluído o volume morto, que gerou 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).
O único reservatório que se manteve estável foi a represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista. O nível, em relação ao dia anterior, ficou em 85%.
A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.e 24 horas: das 7h às 7h.
PREVISÃO DE CHUVA
Neste final de semana, de acordo com a previsão do tempo divulgada pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o tempo deve seguir nublada com chuvas aparecendo de forma isolada, principalmente na região leste e sudeste do Estado.
Na capital, as precipitações podem ocorrer, mas de forma breve.