SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Diante dos casos crescentes de dengue, a Prefeitura de São Paulo vai instalar tendas para atender os pacientes com a doença.
A primeira delas será aberta na quarta-feira (1º) ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Vista Alegre, na Brasilândia (zona norte de SP). A região lidera os casos de dengue na cidade.
Nas próximas semanas, também serão montadas tendas na AMA/UBS Vila Palmeiras, na Freguesia do Ó, e AMA/UBS Elísio Teixeira Leite, no Jaraguá.
As tendas farão a triagem dos casos suspeitos e o paciente passará por um médico, tomará soro e os remédios para aliviar os sintomas. Além disso, será feita coleta de amostras de sangue para que se confirme a doença.
O último balanço da dengue em São Paulo foi divulgado na semana passada. Entre 4 de janeiro a 14 de março, 15.789 casos foram notificados e 4.436 foram confirmados autóctones (contraídos no município). No mesmo período de 2014, a cidade teve 4.326 casos notificados e, destes, 1.412 autóctones confirmados. Cerca de 47,5% dos casos estão concentrados na zona norte de São Paulo.
Duas mortes pela doença foram confirmados até agora na cidade de São Paulo. Uma das vítimas era uma mulher de 84 anos, moradora da Brasilândia, ocorrido no dia 28 de janeiro, e o de um garoto de 11 anos, morador do Jardim Ângela (zona sul de SP), ocorrido no dia 9 de março.
Outro caso de um homem de 35 anos, que foi internado no Hospital São Lucas, em Diadema, foi divulgado erroneamente como óbito por dengue pelo Instituto Adolfo Lutz, segundo a secretaria municipal.
O caso já foi confirmado como causado pela dengue pelo governo estadual, mas segundo a prefeitura o caso ainda segue em investigação, com apoio do IML (Instituto Médico Legal).