O Governo do Paraná, a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Itaipu Binacional vão trabalhar em conjunto para captar um voo internacional, sem escalas, ligando Foz do Iguaçu à Itália. As negociações foram iniciadas há duas semanas pela vice-governadora Cida Borghetti em reunião com o executivo-chefe (CEO) da Alitalia, Cilvano Cassano.

Nesta segunda-feira (30), a vice-governadora recebeu no Palácio Iguaçu o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; o superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, e os secretários Eduardo Sciarra (Casa Civil), Silvio Barros (Planejamento e Coordenação Geral), José Richa Filho (Infraestrutura e Logística) e Douglas Fabrício (Esporte e Turismo). No encontro ficou definida uma agenda de ações para as próximas semanas.

“Hoje foi a primeira reunião desse grupo de trabalho integrado e articulado. Faremos um esforço concentrado para reunir as informações e os dados requisitados pela diretoria da Alitalia. Vamos apresentar um relatório completo com a proposta do Estado do Paraná”, afirma Cida Borghetti.

BRASÍLIA – Também foi definida a articulação de uma série de agendas em Brasília para a segunda quinzena de abril. Estão previstas audiências na Embratur, Ministério do Turismo, Embaixada da Itália e uma reunião com a bancada federal. As obras de ampliação e melhoria do aeroporto de Foz do Iguaçu também serão discutidas em Brasília.

“É um voo com potencial não só para atrair turismo de lazer. Queremos também mostrar as potencialidades do Paraná, as oportunidades de negócio e de investimentos. Temos uma localização estratégica, com o Estado próximo de grandes mercados consumidores do Brasil e do Mercosul”, reforça a vice-governadora.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, explica que as condições para atração do voo são bastante favoráveis. A cidade é o segundo destino de lazer do País, conta com uma grande rede hoteleira e está próxima de outros destinos do Mercosul. “É uma boa oportunidade para a economia da cidade e acredito que a confirmação desse voo acabará atraindo outras rotas aéreas para Foz”.

Gilmar Piolla, da Itaipu, acrescentou que o voo direto entre a Itália e Foz do Iguaçu deve consolidar a cidade como porta de entrada do Brasil na Costa Oeste, transformando o aeroporto de Foz em um hub, distribuindo voos para o Brasil e para o Mercosul”.

ALITALIA – As negociações com a companhia aérea foram iniciadas há duas semanas pela vice-governadora Cida Borghetti em encontro com a diretoria da empresa, em São Paulo.

A Alitalia está fazendo as análises técnicas e financeiras da rota com opções de voos saindo de Roma ou Milão e ainda combinando turismo e carga. “Uma das possibilidades, para assegurar a viabilidade econômica do trecho, é a rota fazer Itália, Foz do Iguaçu e alguma capital do Mercosul”, reforça Cida.