O advogado Tiago Rodrigues, de 34 anos, que mora em Curitiba e sofre de leucemia, fará amanhã o transplante de medula óssea que poderá salvar a vida dele. O doador de medula óssea mora na Alemanha e ele foi achado graças a campanha feita pela irmã, Rita Saul, que mora nos Estados Unidos. O transplante será realizado nesta quarta-feira (1º), no Hospital Nossa Senhora das Graças.

“Certamente não é nenhuma das pessoas que eu, direta ou indiretamente, influenciei para se cadastrar para doação, mas mesmo assim eu fico muito satisfeita porque não atendeu o meu irmão nessa campanha, mas vai atender outras pessoas”, afirmou Rita em entrevista ao jornal Paraná TV 1ª Edição, exibido ao meio-dia desta terça-feira, 31. 

Segundo Rita, em apenas um mês de campanha, o número de doadores aumentou em 11% o cadastro de doadores no estado.

Confira como doar 

O número de voluntários cadastrados para doar medula óssea em todo o Paraná passa de 400 mil, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O cadastro pode ser feito em qualquer banco de sangue. Somente na rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) são 22 postos.

Para efetuar o cadastro, o candidato deverá apresentar um documento oficial de identidade com foto. O voluntário não pode ser usuário de drogas e não ter tido nenhum tipo de câncer ou doença hematológica, mesmo que já estejam curados.

No momento do cadastro serão coletados de 5 ml a 10 ml de sangue. Não é necessário estar em jejum, porém, é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a coleta.

Se for verificada compatibilidade com algum paciente cadastrado o doador é, então, convocado para fazer testes confirmatórios e realizar o procedimento.