No ano em que o Campeonato Paranaense completa 100 anos, o título será decidido pelas duas equipes mais antigas do Estado, pelo menos entre aquelas ainda em atividade. Coritiba (fundado em 1909) e Operário (1912) iniciam neste domingo (26) a disputa do troféu, em Ponta Grossa. A segunda partida está marcada para Curitiba, no dia 3 de maio.

Por um lado, o Coritiba é o maior vencedor da história centenária do Estadual – 37 conquistas. Por outro, o Operário nunca conquistou o título. Por 14 vezes, ficou com o vice. E não chega a uma final desde 1961. Além disso, o time de Ponta Grossa não vence o adversário desde 1990 – em 13 de maio daquele ano, triunfou por 1 a 0, no Germano Krüger.

Por ter melhor campanha geral neste ano, o Coritiba joga a segunda partida em casa. A rigor, essa é a única vantagem da equipe da capital. Se houver dois empates, ou uma vitória para cada lado com igual saldo de gols, o título será decidido nos pênaltis.

O que posso dizer é que será um grande jogo, uma final digna, disse na sexta-feira (24) o zagueiro Luccas Claro, atual capitão coxa-branca. O nosso torcedor pode ter certeza que o Coritiba vai entrar ligado e extremamente preparado para disputar esse jogo difícil.

Coritiba

O técnico Marquinhos Santos tem duas dúvidas para a final. Na defesa, o zagueiro Welinton cumpre suspensão. Na semifinal diante do Londrina, ele atuou como lateral-esquerdo, enquanto Carlinhos atuou na linha de meio-campistas. Sem Welinton, o treinador deve recolocar Carlinhos na lateral e escalar outro jogador no meio. A concorrência está entre Alan Santos, Cáceres e Rosinei, com mais chance para este último.

No ataque, a questão é Rafhael Lucas. Artilheiro do Estadual, com 11 gols, ele sentiu uma lesão nas semifinais. O mais provável é que Keirrison assuma o posto.

Operário

O técnico do Operário, Itamar Schülle, tem uma dúvida para armar o time: quem entrará no lugar de Douglas? Artilheiro do time no Estadual, com 8 gols, o atacante cumpre suspensão. As opções são Joelson, Paulinho e Mateus Lima – autor do gol da vitória de 1 a 0 sobre o Atlético. O treinador diz que só anuncia o substituto de Douglas momentos antes da partida de domingo.

 

Operário x Coritiba

Operário

Jhonatan; Danilo Baia, Douglas Mendes, Sosa e Julinho; Chicão, Lucas, Pedrinho e Ruy; Juba e Joelson (Mateus Lima). Técnico: Itamar Schülle

Coritiba

Vaná; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Helder, Rosinei e João Paulo; Wellington Paulista, Rafhael Lucas (Keirrison) e Negueba. Técnico: Marquinhos Santos

Árbitro: Adriano Milczvski

Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, domingo, às 16 horas