Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente estão no Parque São Lourenço retirando o óleo que apareceu na sexta-feira (24) à tarde no lago. Medidas para evitar a dispersão do óleo já foram adotadas, assim como para coletar o combustível e reduzir danos à fauna do local. A secretaria já tem em mãos o nome do posto suspeito de despejar o óleo em um riacho próximo. Técnicos percorreram o Rio Belém no trecho entre o parque e a nascente para identificar a origem da mancha. 

A preocupação inicial é impedir que o óleo se disperse e atinja uma área maior, enquanto não identificamos a origem desse vazamento, disse o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.

Os departamentos de Parques e Praças, Fiscalização e Monitoramento, juntamente com a Defesa Civil instalaram barreiras de contenção e de absorção no local. Também será contratada emergencialmente uma empresa especializada para fazer a sucção do óleo.

Outra preocupação é reduzir danos para a fauna do local, que inclui peixes, preás, patos, marrecos e outras aves. Profissionais do Zoológico e do Museu de História Natural foram acionados para avaliar as medidas adequadas. Nâo há prazo para o fim dos trabalhos.