Um terremoto de magnitude 7,8 deixou mais de mil mortos no Nepal e também estremeceu a Índia, segundo o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS). Os tremores também foram sentidos no Paquistão, em Bangladesh, no Tibete e no Monte Everest, segundo a BBC, enquanto a agência de notícias EFE cita também pelo menos onze mortes na China em consequência do terremoto.

No Nepal, país mais atingido, o número de mortos chega a 1.341, segundo a agência de notícias Reuters. Quase metade das vítimas estavam no Vale de Katmandu e pelo menos 300 na capital do país. Os números ainda podem subir, uma vez que os esforços de resgate ainda estão em andamento.

O Itamaraty informou que a comunicação com as autoridades do Nepal está muito ruim. Até o momento, há informação de uma brasileira desaparecida. Uma equipe de funcionários da embaixada está fazendo uma busca nos hotéis e nas comunidades brasileiras para saber se precisam de ajuda.

Destruição

Além das vítimas, o terremoto também deixou um rastro de destruição em cidades como Katmandu, cujos edifícios e casas sofreram danos. A torre histórica de Dharara, erguida em 1832 na capital do Nepal, não resistiu ao tremor e foi totalmente destruída.

Com receio de que suas casas e prédios desmorones, milhares de pessoas deixaram seus lares e foram para a rua, onde há valas e rachaduras nas calçadas.