Música, dança, movimento, condicionamento físico, cardiovascular e alegria. Esses são os ingredientes de uma típica aula de zumba e que fizeram cerca de 180 participantes se movimentar por duas horas, na manhã deste sábado (25), durante a primeira aula master de zumba, realizada na Escola Municipal do Caic Cândido Portinari, localizada na Regional CIC. Esta primeira aula coletiva da modalidade reuniu participantes da comunidade local e freqüentadores das aulas de zumba e de outras práticas esportivas dos Portais do Futuro – Boqueirão, Bairro Novo, Cajuru e CIC.      

As sete professoras que administram a modalidade nos Portais se revezaram na aplicação da aula, que começou às 9 horas e seguiu até as 11 horas, com apenas 2 minutos de intervalo. Após uma hora de aula, água e frutas, levadas pelos próprios participantes para a confraternização, foram servidas durante a pausa rápida para garantir a energia para mais uma hora de atividade que viria. Sinto uma alegria sem explicação, além de fazer muito bem para a saúde, disse a segurança aposentada Inês Schmoller, de 60 anos, que frequenta as aulas de zumba e ginástica no Portal do Futuro Bairro Novo.  

Animados com as aulas, os participantes já planejam com seus instrutores realizar outras aulas semelhantes nos Portais que frequentam. Antes fizemos uma aula piloto no Portal do Bairro Novo, lembrou a professora da atividade no Bairro Novo, Claudilene Zirondi, que também participava no CIC da primeira aula master de zumba, como passaram a denominar.  Oportunidade de oferecer atividade saudável à população dos bairros que o administrador da Regional CIC, Tom Vargas, também já aderiu. Ajudamos a organizar essa aula. A ideia é fazer em mais 22 escolas, CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), onde tiver espaço, nos finais de semana, afirmou o administrador.  Portanto, a segunda aula master, ou coletiva, já está marcada para o próximo sábado (02), na Escola Municipal Sidônio Muralha, que fica próxima do Terminal do Caiuá.

Condicionamento e socialização

O pessoal da comunidade freqüenta bastante o Portal da CIC, desde que abriu. Eles vêm para aproveitar porque por aqui não tem outras opções , explicou a professora do integral da Escola Cândido Portinari, Terezinha Rocha, de 61 anos, que também aproveitou a aula coletiva e mora em um bairro próximo do local da atividade, o bairro San Rafael. O mesmo fez a professora Vivian Machado, de 31 anos, professora da sexta série do Centro Municipal Miguel Arraes, que também compareceu na aula master: Me sinto mais animada. Sinto mais alegria, o dia rende mais, argumentou Vivian.

A zumba é uma atividade que mistura movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e o merengue. Os especialistas calculam que é possível queimar até mil calorias em uma aula de uma hora de duração. Portanto, uma ótima atividade para quem quer perder peso. Os instrutores da modalidade afirmam que a atividade promove a tonificação corporal completa, proporcionando alongamento, flexibilidade e resistência, e ainda beneficia para o condicionamento cardiovascular.   

Se a zumba é benéfica para a saúde e o bem estar emocional, também promove a socialização e a integração entre os participantes. Me sinto à vontade. Aqui estamos em um grupo de amigos, tem mais ou menos uns 15 participantes do Bairro Novo, contou o aposentado, de 46 anos, Marco Antonio Bonfim, um dos únicos representantes do sexo masculino que participaram da atividade composta em sua grande maioria por mulheres. Acho muito bom. A dança em si é muito boa. Eu faço ginástica e natação no Portal do Futuro do Bairro Novo, concluiu.

Marco e as outras participantes mostram que a modalidade também promove a socialização e a integração, eliminando eventuais fronteiras de faixas etárias. Achei ótimo. Me sinto feliz e animada com a dança, disse a adolescente Thyellen Bressan, de 11 anos, e que participou pela primeira vez de uma aula da zumba. Ela mora no bairro CIC e estuda na sétima série de uma escola estadual do bairro.  

Protagonismo jovem e inclusão

Promover o protagonismo do jovem, a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais e das comunidades regionais é a meta dos Portais do Futuro. O projeto dos Portais integra o plano de governo da atual gestão da Prefeitura, o qual incluiu entre seus principais objetivos o fortalecimento das trajetórias dos jovens, na busca de melhor qualidade de vida para que construam coletivamente sua imagem positiva, seu pertencimento à sociedade e uma efetiva inclusão social. Protagonismo no qual os jovens são chamados para participar da gestão dos Portais, decidindo, por exemplo, que cursos e atividades serão realizados no local. Nesses espaços são oferecidas aulas de ginástica, natação, zumba, entre outras.

Atualmente o Município possui quatro unidades em funcionamento, sendo que o Portal do Tatuquara está para ser entregue e outros dois em construção, nos bairros de Santa Felicidade e Boa Vista.