PEDRO CRAVEIRO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Caldense não se intimidou com a tradição do Atlético-MG, nem com os mais de 50 mil torcedores que lotaram o Mineirão, e segurou um empate em 0 a 0, neste domingo (26), na primeira partida final do Campeonato Mineiro.
Sem levar gols nas sete rodadas anteriores, a defesa do time do interior, única invicta no torneio, conseguiu ampliar a marca. Os atleticanos insistiram nos lançamentos para Guilherme, Luan e Lucas Pratto, mas Paulão e Plínio conseguiram se antecipar ou cortar todas as jogadas de ataque do adversário.
O Atlético, que vinha de duas vitórias importantes sobre o Cruzeiro, pelo estadual, e o Colo-Colo do Chile, pela Libertadores, não conseguiu manter o ritmo. Após um primeiro tempo sem criar grandes chances, o ataque atleticano ficou ainda mais apático na segunda etapa. Com uma lesão muscular, Guilherme deixou a partida no intervalo, para a entrada de Thiago Ribeiro.
O técnico Levir Culpi ainda tentou mudar o panorama do final jogo, colocando Cárdenas no lugar de Carlos, mas a falta de inspiração do ataque do Galo permaneceu.
Por ter feito a melhor campanha na primeira fase, a Caldense joga por um novo empate no próximo domingo (3), em Varginha, para conquistar o título estadual. Em Minas Gerais, o último título de uma equipe do interior ocorreu em 2005, quando o Ipatinga bateu o Cruzeiro na final.