SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um nepalês com mais de 100 anos de idade foi resgatado com vida sob os escombros de sua própria casa uma semana depois do terremoto que atingiu o Nepal, anunciou a polícia local neste domingo (3).
O idoso foi encontrado neste sábado (2) por uma equipe de resgate da polícia nepalesa sob os escombros de sua casa em Kimtang-8, no distrito de Nuwakot (ao norte de Katmandu, capital do país), afirmou o porta-voz do Ministério do Interior, Laxmi Prasad Dhakal.
“Embora vários meios de comunicação tenham especulado sobre sua idade, a única coisa que podemos dizer é que supera os 100 anos, embora desconhecemos a idade exata”, disse Dhakal, que acrescentou que o idoso foi trasladado de helicóptero ao hospital mais próximo.
Segundo asseguraram fontes dos serviços de resgate ao jornal local “Kantipur”, o estado de saúde do homem era, aparentemente, bom, com exceção de alguns pequenos cortes nos lábios.
O porta-voz do Ministério do Interior nepalês havia assegurado ontem que existiam “poucas possibilidades de encontrar alguém com vida” sob os escombros, embora disse que isso não impediria que as equipes de resgate continuassem as buscas.
Até este sábado, a última pessoa resgatada tinha sido uma jovem de 24 anos, que foi tirada sob os escombros de um edifício em Katmandu na noite de quinta-feira por equipes do Nepal, Israel e Noruega, após permanecer 128 horas sob a terra.
No mesmo dia, um adolescente de 15 anos, Pemba Lama, foi resgatado após 120 horas nas ruínas do edifício de sete andares em que trabalhava na área de Gongabu.
O terremoto devastou vários distritos do Vale de Katmandu e setores da capital nepalesa, deixando até o momento 7.040 mortos e 14.123 feridos.
De acordo com a ONU, o terremoto destruiu 160.786 casas e outras 143.673 ficaram danificadas no Nepal.