Há três anos, os alunos do Colégio Estadual Teobaldo Leonardo Kletemberg, no bairro Novo Mundo, em Curitiba, ganharam uma nova ferramenta para as aulas práticas de Ciências, Biologia, Matemática, História e Filosofia. Uma horta hidropônica – na qual as plantas são mantidas em água e não no solo – foi construída com a ajuda da comunidade escolar para mostrar aos estudantes, na prática, como é o processo de evolução das plantas, além de incentivar o consumo de alimentos saudáveis.

A estufa, que tem seis metros de largura e quinze de comprimento, foi construída com recursos da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e arrecadações da escola. A horta chega a produzir cerca de 600 pés de alface a cada safra e outras hortaliças que incrementam a merenda servida aos 1.700 alunos do ensino fundamental e médio.

Entretanto, o objetivo principal não é a produção em si, mas oferecer aos estudantes um espaço para atividades pedagógicas diferenciadas que incluem exercícios práticos de Biologia, Matemática e Química, além de pesquisas em História e Filosofia.

De acordo com o diretor Silberto Cardoso, a ideia de construir uma horta pedagógica surgiu durante a Conferência do Meio Ambiente, realizada anualmente na escola para discutir com a comunidade soluções que alinhem educação ambiental ao cotidiano das crianças e adolescentes. Debatemos junto com a comunidade quais as ferramentas podem ampliar as atividades pedagógicas e, assim, enriquecermos o conhecimento dos alunos, disse.

Os mais de 100 alunos que participam das ações em contraturno escolar pelo programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC), também ganharam uma atividade a mais. Agora, além das aulas de taekwondo, música, jornal e letramento, os estudantes que permanecem na escola têm aulas de ecologia e meio ambiente.

COMO FUNCIONA – A horta funciona pelo processo de hidroponia, no qual as plantas recebem apenas o que necessitam para se desenvolver: água e sol, o que torna os alimentos mais nutritivos e saborosos.

São utilizados cerca de dois mil litros de água. O sistema é simples. Uma caixa de água e uma bomba alimentam os canos que mantêm irrigadas todas as plantas, sem o contato com o solo. Ali são produzidas verduras, hortaliças e outras plantas pequenas.

O projeto também chamou a atenção dos pais que visitam a escola para conhecer a nova horta. Os pais aproveitam para conhecer o projeto. Alguns já estão copiando e criando a própria horta em casa, revelou Silberto. Com isso, além de colaborar para o processo de ensino, a horta desenvolve nos alunos o hábito de consumir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos.

O espaço será ampliado. Além da hidropônica, a escola também vai construir uma horta 100% orgânica e outra convencional. São espaços que oferecem aos alunos a oportunidade de ter contato direto e acompanhar o desenvolvimento das plantas, o que hoje é raro hoje em dia nos grandes centros urbanos, lembrou o professor de Ciências, Walney Rogério Pereira.