O trabalho de cooperação técnica entre Secretaria do Desenvolvimento Urbano/Paranacidade e o Conselho Municipal de Maputo, capital de Moçambique, na área de gestão urbana, mereceu referência na publicação anual de boas práticas da Cooperação Sul-Sul. A matéria está veiculada nas páginas 28 e 29 da última edição The South-South Experience Exchange Facility – Implementation Progress Report, e foi enviada pelo especialista Uri Raich.

A cooperação técnica começou em 2014 e prossegue neste ano. Em abril, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano recebeu dirigentes e técnicos do Conselho Estadual de Maputo para reuniões de troca de experiências e visitas técnicas. Eles comheceram sistemas de informática na área de gestão tributária dos municípios de Pinhais, Colombo e São José dos Pinhais.

Esses sistemas permitem que as ações fiscais sejam realizadas com mobilidade e rapidez, por meio de notebooks e tablets conectados à Internet, facilitando o trabalho das equipes. Na próxima etapa, ainda neste ano, os técnicos brasileiros farão uma visita a Maputo para acompanhar a prática aprendida no Paraná pelos colegas moçambicano.