As negociações entre policiais militares e os cerca de 40 presos rebelados desde a tarde de ontem na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, recomeçou na manhã desta quarta-feira (06). E por volta das 10 horas, o agente penitenciário que estava em poder dos rebelados foi libertado. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), ele não ficou ferido.

O motim começou por volta das 15 horas de ontem, quando os detentos tomaram conta da galeria 5 do bloco 6 e ainda fizeram um agente penitenciário refém. Equipes especializadas da PM logo seguiram para o complexo penitenciário e iniciaram as negociações, encerradas por volta das 20 horas de ontem (05), sem sucesso, e retomadas hoje por volta das 8 horas.

Em conversas com os policiais, os presos exigiram transferência para outras unidades prisionais, atendimento jurídico, médico e odontológico com maior frequência, tempo maior para o banho de sol, que normalmente é de uma hora, e mais respeito nas revistas pessoais. O pedido de transferências para outras cidades não foi aceito segundo a Sesp, mas cinco detentos foram encaminhados para a unidade penal que fica ao lado da PCE. As demais reivindicações estão sendo negociadas.

De acordo com informações do Geopresídios, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o presídio possui capacidade para receber 1480 presos, mas atualmente abriga 1613. As condições do estabelecimento penal também são consideradas péssimas. 

Em março deste ano, dois agentes penitenciários já haviam sido feitos reféns na mesma penitenciária.