O motim na Penitenciária Central do Estado (PCE), que começou na tarde da terça-feira (5), terminou por volta das 10h desta quarta-feira (6). Um agente penitenciário que foi mantido como refém já passou por atendimento médico, foi liberado, passa bem e já está em casa.

Toda a negociação com os 17 detentos envolvidos no motim foi tratada diretamente com os diretores do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen) e da PCE, e com policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar. Representantes dos Direitos Humanos e da Defensoria Pública também acompanharam as reuniões.

Durante o motim os detentos reivindicavam transferências para outras unidades prisionais, o que não foi atendido por conta do decreto do governador Beto Richa. Outra reivindicação era o atendimento jurídico, que o Depen vai encaminhar um documento para a Defensoria Pública solicitando mais profissionais para atender os presos. Com relação ao atendimento médico e odontológico, a diretoria da unidade se comprometeu a estudar a possibilidade de ampliar os serviços já existentes.