Após os professores da rede estadual confimarem a continuidade da greve em assembleia na terça-feira. o governo do Paraná decidiu mudar o comando na Secretaria de Educação. Sai Fernando Xavier Ferreira entre Ana Seres Comin, que já respondia pela superintendência da Secretaria.
Em seu primeiro dia de trabalho à frente à Secretaria Estadual da Educação, a professora Ana Seres fez um apelo pela volta às aulas e disse que solicitou do Governo do Estado que os descontos das faltas nos salários dos professores só sejam rediscutidos a partir da folha de junho. Em entrevista coletiva, logo após ter sido confirmada no cargo pelo governador Beto Richa, a professora pediu aos professores que encerrem a paralisação, pois cerca de 1 milhão de alunos da rede pública estadual já tiveram o calendário escolar bastante prejudicado com a primeira greve, de 29 dias.
Segundo a versão oficial, Ferreira deixou a pasta alegando motivos pessoais. Desde a semana passada, porém, diversos deputados pediam sua saída.