Os financiamentos de veículos no Brasil somaram 437.855 unidades em abril, queda de 15% em relação ao mesmo período de 2014. No acumulado do ano, as vendas financiadas totalizaram 1.831.908 unidades, sendo 823.949 novas e 1.007.959 usadas. O volume representa um recuo de 10,2% na comparação ao mesmo período do ano passado. Os números levam em consideração automóveis de passeio, comerciais leves, motos e pesados.

O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.

Em abril, os financiamentos de automóveis leves usados somaram 219.018 unidades, queda de 4,7% em relação ao mesmo mês de 2014. De janeiro a abril deste ano, os autos leves usados atingiram 927.292 unidades, acumulando uma queda de 2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Considerando os autos leves novos, as vendas financiadas caíram 28,3%, ante abril de 2014, e acumulam queda de 19,9% de janeiro a abril de 2015.

Já os financiamentos de motos usadas apresentaram alta em abril, ao somarem 8.626 unidades vendidas a prazo, aumento de 1,1% na comparação com abril de 2014. No acumulado do ano, as vendas financiadas de motos usadas também apresentaram o único aumento entre os veículos, ao atingirem 35.868 unidades comercializadas, alta de 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

A menor queda nos financiamentos de autos leves usados, em relação aos novos, foi impulsionada pelas vendas financiadas dos carros de 4 a 8 anos de uso, que cresceram 0,4% em abril, na comparação com abril de 2014, e somaram 119,9 mil unidades comercializadas no mês.

Dentre as modalidades de financiamento de veículos, entre autos leves, motos e pesados, o consórcio recuou 0,4% em abril, na comparação com o mesmo mês de 2014. Já no acumulado do ano, a modalidade foi a única que apresentou alta entre as opções de financiamento. Foram vendidas 283,8 mil unidades por meio de cotas de consórcio, aumento de 0,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

O desempenho da modalidade foi impulsionado principalmente pelos automóveis leves usados, que somaram 79,9 mil unidades comercializadas por meio do consórcio no acumulado do ano, volume 19% maior do que o verificado no mesmo período do ano passado. Os dados consideram cotas contempladas, mas não quitadas de consórcio.

Já em relação ao prazo médio de financiamento por tempo de uso, o levantamento aponta que ficou praticamente estável, na comparação mensal e anual, em todas as categorias. Os automóveis leves novos apresentaram um prazo médio de 37,6 meses, enquanto o prazo para os de quatro a oito anos de uso ficou em 42,6 meses.

Sobre a Cetip

A Cetip é a integradora do mercado financeiro. É uma companhia de capital aberto que oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos. Por meio de soluções de tecnologia e infraestrutura, proporciona liquidez, segurança e transparência para as operações financeiras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do mercado e da sociedade brasileira. A empresa é, também, a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do país.

Mais de 15 mil instituições utilizam os serviços da Cetip. Entre elas, fundos de investimento; bancos comerciais, múltiplos e de investimento; corretoras e distribuidoras; financeiras, consórcios, empresas de leasing e crédito imobiliário; cooperativas de crédito e investidores estrangeiros; e empresas não financeiras, como fundações, concessionárias de veículos e seguradoras. Milhões de pessoas físicas são beneficiadas todos os dias por produtos e serviços prestados pela companhia como processamento de TEDs e liquidação de DOCs, além de registro de CDBs e títulos de Renda Fixa, e serviço de entrega eletrônica das informações necessárias para o registro de contratos e anotações dos gravames pelos órgãos de trânsito.