O Instituto Municipal de Turismo (CTur) comemora neste mês dez anos de fundação. Neste mesmo período, o fluxo de turistas teve aumento de 81% na cidade. Em maio de 2005 foram contabilizados 2,2 milhões de visitantes. Em 2015, os turistas representaram 4 milhões de pessoas que virão para a cidade a passeio, negócios, motivos profissionais, eventos ou revendo amigos e parentes.

Curitiba é uma cidade acolhedora, que recebe muito bem seus visitantes. São mais de 120 mil leitos, pontos turísticos interessantes, mobilidade eficiente e um ótimo destino o ano inteiro, disse o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Carlos Henrique Sá De Ferrante.

O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba – Curitiba Turismo é uma autarquia, de administração indireta da Prefeitura de Curitiba, criada pela Lei nº 11.408, em maio de 2005. Tem o objetivo de fomentar a atividade turística promovendo o desenvolvimento socioeconômico do destino Curitiba, proporcionando experiências inovadoras para turistas com apoio e participação da comunidade.

Com o aumento do fluxo de turistas, a Linha Turismo está cada vez mais procurada. De 269 mil passageiros em maio de 2005, saltou para 612 mil em 2015.

O novo visual da Linha Turismo, que passou a circular com os ônibus double-decker com vista panorâmica e capacidade para até 92 pessoas, ajudou a aumentar o número de embarques. A Linha Turismo é formada por 12 ônibus especiais que circulam nos principais pontos turísticos de Curitiba, como parques, praças e atrações da cidade, percorrendo aproximadamente 45 km em cerca de duas horas e meia.

Demandas turísticas

Em 2104, o Instituto Municipal de Turismo contabilizou 467.757 acessos nos Totens Multimídia espalhados pela cidade; 58.741 atendimentos pelo Disque-Turismo (telefone 3352-8000); 58.741 respostas pelo atendimento virtual através do e-mail [email protected] e 31.653 atendimentos nos Postos de Informações Turísticas (PITs).

Os PITs recebe pessoas do Brasil e do exterior. O atendimento é feito por uma equipe com conhecimento dos atrativos da cidade e com conhecimentos em um segundo idioma. Eles estão preparados para prestar informações sobre os eventos da cidade, os serviços, o acesso aos atrativos turísticos de Curitiba, e dar dicas de restaurantes e hotéis.

Também nos PITs, o turista encontra mapas e guias da cidade para iniciar o passeio pela cidade. Para facilitar a estada do turista, os postos atendem 24 horas do dia e ficam em locais estratégicos: Aeroporto Internacional Afonso Pena, Rodoferroviária, Torre Panorâmica, Bosque Zaninelli, Shopping Cristal, Mercado Municipal, Estádio Joaquim Américo (Baixada do Atlético), ACISF – Santa Felicidade (Casa dos Contos), Rua 24 Horas, Sala de Pedra – Palacete Wolf e Coritiba Foot Ball Clube. No período de férias escolares e alta temporada para o turismo o número de ligações dobra.

Um dos destaques do Instituto Municipal de Turismo foi o lançamento do aplicativo para tablet e celular Curta Curitiba, que apresenta as informações turísticas da cidade como passeios, atrações, hotéis, gastronomia, compras, negócios, eventos, agencias, transporte e informações úteis.