Representantes do Instituto Ambiental da Finlândia estiveram na Câmara de Curitiba, nesta quarta-feira (20), para oferecer ajuda na despoluição da bacia do rio Barigui. O parque é de fato muito bonito, mas a qualidade da água não é boa. Nós temos 200 mil lagos na Finlândia e desenvolvemos tecnologia para lidar com isso, declarou Timo Huttula, pesquisador do Centro de Água Doce do órgão (Freshwater Centre, of Finnish Environment Institute, em inglês).

Huttula relatou aos vereadores o sucesso obtido pelo instituto finlandês na despoluição da porção do Mar Báltico que cerca a cidade russa de São Petersburgo. Em 25 anos de cooperação, a proliferação de algas e o mau cheiro foram controlados. A carga poluente caiu 75%, explicou o membro do Centro de Água Doce da Finlândia. Citando exemplo interno, ele disse que o lago Vesijärvi, no Sul do país, era mal oxigenado, tinha cheiro ruim, excesso de algas e peixes apareciam mortos.

A situação do lago Vesijärvi foi revertida em 30 anos de trabalho, cujo resultado, além da qualidade da água, foi o aumento do uso recreacional e a valorização dos imóveis da área, explicou Timo Huttula. As palavras em inglês foram traduzidas por Matti Landin, da FinPro, órgão voltado à internacionalização do comércio daquele país para as Américas. Os países têm relação muito boa na área de ciência e tecnologia. Dos 200 mil lagos da Finlândia, 800 foram recuperados com sucesso, disse Landin.

O instituto finlandês é uma organização com papel semelhante ao exercido no Brasil pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), disse o membro da FinPro, que também explicou que desde o ano passado o Ministério do Meio Ambiente e a Finlândia buscam delimitar um acordo de cooperação. Markus Tuukkanen, do Forum Finlandês da Água, e Jere Pitkänen, coordenador de projetos do consulado geral da Finlândia em São Paulo, acompanharam o evento em plenário.

Em Curitiba, a comitiva encontrou-se com o professor Francisco José Carvalho, da Universidade Federal do Paraná, que integra o Fórum em Defesa do Rio Barigui, e com o vereador Bruno Pessuti (PSC), que até o ano passado presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Legislativo. Um acordo bilateral, entre o Brasil e a Finlândia, seria importante para avançarmos no tratamento dos nossos rios e lagos defendeu o parlamentar, que vê a Câmara de Vereadores, e a capital do Paraná, como articuladores dessa parceria internacional. Não podemos repetir os erros de São Paulo, alertou Carvalho.