Uma exposição prática, destinada a leigos, sobre primeiros socorros abriu nesta segunda-feira (25) a semana de comemorações pelos seus 25 anos de história do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE). A exposição, que segue nesta terça-feira (26), acontece no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A entrada é gratuita.

Foram montadas cinco estações com socorristas preparados para tirar dúvidas dos visitantes e demonstrar a conduta que deve ser adotada pela população para cada tipo de ocorrência. Estamos fazendo simulações de reanimação cardíaca, desobstrução de vias aéreas, imobilização de fraturas e outros procedimentos que qualquer pessoa pode fazer em uma situação de emergência, explicou a médica do Siate, Mônica Parolin.

ORIENTAR

O objetivo é orientar o público em geral sobre o que fazer ao se deparar com situações que envolvam vítimas de trauma, como acidentes de trânsito (colisões e atropelamentos), acidentes de trabalho, lesões durante prática esportiva, quedas, agressões, ferimentos por arma de fogo e intoxicações.

O coordenador da Rede Paraná Urgência, da Secretaria de Estado da Saúde, Vinícius Filipak, afirma que esta é a oportunidade para a população conhecer um pouco do trabalho realizado pelo Siate, além de ter acesso a informações úteis que possam contribuir com o socorro imediato das vítimas.

É importante que todos saibam como agir nestas ocasiões. Proteger o local da ocorrência e entrar em contato com a Central 193 o quanto antes são algumas das recomendações que devem ser lembradas, disse Filipak.

Também está sendo exposta no local uma ambulância atual do Siate, com todos os equipamentos utilizados no resgate e atendimento pré-hospitalar das vítimas. Durante o tour guiado, os socorristas contam ainda histórias sobre o dia-a-dia de trabalho nas ruas de Curitiba e Região Metropolitana (RMC).

 

VISITANTES

Uma das primeiras pessoas a visitar a exposição na manhã desta segunda foi a auxiliar de serviços gerais, Fátima Aparecida Carvalho. Segundo ela, a ambulância e os demais equipamentos de resgate chamaram a atenção e a fizeram conferir o que estava acontecendo. Valeu a pena. Muitas vezes a gente vê um acidente na rua e não sabe o que fazer. Liga pro Samu ou se liga para o Siate? A gente até tem a intenção de ajudar, mas não sabe como, afirmou.

Quem também passou pela exposição foi Janaína Luz, estudante de um curso de socorrista da capital. Esta é uma área que me identifico e quero trabalhar no futuro. Conversar com os profissionais que estão aqui só reforçou o meu desejo de trabalhar salvando vidas, relatou.

 

PREVENÇÃO

Atualmente, o Siate atende em média cerca de 60 ocorrências por dia na capital e RMC. Nos finais de semana, a demanda praticamente dobra, sobretudo por conta dos acidentes de trânsito. Dados do Corpo de Bombeiros apontam que 65% dos atendimentos dizem respeito a vítimas de acidentes automobilísticos, sendo que a maioria envolve motociclistas.

Por conta disso, o evento mantém dois estandes sobre segurança no trânsito. Há distribuição de materiais educativos, jogos interativos, apresentação de vídeos e bate-papo com profissionais do Detran-PR, da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e do Instituto Paz no Trânsito (IPTRAN), uma ONG criada para dar apoio às famílias de vítimas de acidentes automobilísticos.

Na área externa, as Polícias Rodoviárias Estadual e Federal também estão desenvolvendo atividades de educação no trânsito junto à população. Viaturas históricas e demais equipamentos estão à disposição para visitação.