O comando estadual de greve dos agentes penitenciários do Paraná suspendeu a greve deflagrada no final de semana. Nesta segunda-feira (25), o sindicato foi intimado da decisão judicial que proíbe a greve geral no Sistema Penitenciário. O departamento jurídico do Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná), em posse dessa intimação já iniciou as providências jurídicas para superar o efeito dessa decisão. Como a intimação foi feita nesta segunda, os três dias de greve não podem ser considerados ilegais, diz o sindicato. No entanto, a continuidade do movimento paredista pode ser considerada abusiva.

“Diante do atual contexto, o comando estadual de greve decidiu suspender a paralisação, sob pena de responsabilização da entidade sindical, dos dirigentes e de todos os agentes penitenciários que participam do movimento. Tal precaução tem a finalidade de proteger os servidores que aderiram à greve de possíveis ações de insubordinações e ações criminais, caso alguma crise seja instalada, durante o período da greve, como rebeliões e fuga de presos”, diz texto do Sindarspen.

O Sindarspen vai convocar Assembleia Geral da categoria para a próxima quinta-feira (28), para definir a ratificação da decisão e os próximos passos do movimento.