A preocupação com a saúde e também com a natureza, através da redução do desperdício, fez nascer o conceito da cozinha saúde. O objetivo é trabalhar o preparo de alimentos naturais, mais saudáveis e que ajudem no bom funcionamento do organismo. Um dos exemplos desta nova forma de cozinhar é apresentado pela Nutri Cook, que trabalha com nutrição funcional.

Formada pelas nutricionista Yasmim Amorim e Thalita Soares, a empresa oferece atendimento clínico na área. Como a nutrição funcional respeita o funcionamento físico individual, ela é apontada como uma tendência que veio para ficar. Yasmim ressalta que, erroneamente, há a propagação de que para fazer uma alimentação funcional basta cortar glúten ou lactose. Essa atitude não deve ser seguida sem o acompanhamento de um profissional, uma avaliação da real necessidade destas trocas, orienta, ressaltando a necessidade de equilíbrio na alimentação.

Para atender a esse público nasceu a gastronomia funcional, que é o casamento entre a nutrição funcional e a gastronomia. Antenados com essa e outras novas tendências, o Centro Europeu formatou o curso de especialização Cuisine Santé. que engloba a gastronomia funcional, a cozinha restritiva, a cozinha de origem, entre outras propostas. Os restaurantes começam a perceber que há uma demanda por este tipo de trabalho, com aumento de pessoas que querem se alimentos de modo mais saudável, explica Rogério Gobbi, diretor acadêmico do Centro Europeu.

O conceito propõe o retorno as origens do preparo, como o cozimento lento dos alimentos e a exploração de reações naturais dos alimentos em cotato com o ambiente, como a fermentação natural para o preparo de pães, com o preparo e uso do chamado levain (fermento natural), além do respeito a sustentabilidade.

Voltado para chefs de cozinha, nutricionistas, gastrônomos, profissionais ligados às diferentes áreas da alimentação, ou ainda, estudantes e profissionais, o curso aborda a raw food, super alimentos, comfort food, gastronomia responsável, slow food, entre outros conceitos. Com carga horária de 116 horas, a primeira turma começa em 29 de maio.


POR DENTRO DOS CONCEITOS DA CUISINE SANTÉ

Super alimentos
São aquele que potencializam o bom funcionamento do corpo, protengendo as células.

Raw Food
É uma forma de alimentação baseada em alimentos de origem vegetal, não processados que resultam na produção de energia e desintoxicação do organismo. Raw food ou Raw Vegan Food significa Alimentação Vegetariana Crua que não  utiliza qualquer produto animal ou de origem animal.

Comfort Food ou Cozinha de Origem
O Comfort Food é um conceito oposto ao fast food, ao prato congelado, bem como ao junk food. Comfort Food são pratos com sabor de infância, que despertam a memória gustativa e que remetem às receitas de que optam por ingredientes mais saudáveis e simplicidade no preparo.

Gastronomia Responsável
Utiliza ingredientes orgânicos; utiliza produtos regionais para evitar a emissão de CO2 proveniente do  transporte; não utiliza espécies ameaçadas e quase ameaçadas de extinção, como o palmito-juçara, o pinhão, etc; utiliza alimentos só de época e aproveita integralmente os alimentos para evitar desperdício.

Slow Food
O princípio básico do movimento é o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores.


SERVIÇO:
Nutri Cook Gastronomia Funcional
Instagram
@nutricook ctba
E-mail
nutricookfuncional @gmail.com

Centro Europeu
Curso
Especialização Cuisine Santé
Dia de aulas
sexta-feiras
Contato
(41) 3233 6669