Nos dias 12 e 13 de junho, o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) promove a 6ª Mostra da Escola Particular sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos. O evento será realizado no Shopping Palladium e tem o objetivo de expor e premiar os melhores trabalhos criados pelos alunos participantes do Projeto Planeta Reciclável®, em Curitiba e Região Metropolitana.

Nesta edição, participaram 12 instituições de ensino: Escola Amplação, Colégio Energia Ativa, Escola Atuação (unidades Santa Quitéria e Boqueirão), Colégio Opet, Colégio Dom Bosco (Ahú), Centro Educacional Evangélico, Colégio Acesso (Campo Largo), Escola Bambinata, Colégio Técnico de Curitiba, Escola Interativa, Colégio Bom Jesus (Araucária) e Centro Educacional Tupy. No total, somam 1.125 alunos, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que foram envolvidos no projeto.

O Planeta Reciclável® iniciou no mês de março, com a realização do ciclo de palestras ministradas por Ivam Michaltchuk, da Meiwa  Indústria e Comércio Ltda, de São Paulo, parceira do Sinepe/PR no projeto. Depois das palestras, os alunos foram convidados a participar de um concurso cultural para desenvolver trabalhos sobre a reciclagem do Isopor®. Outro parceiro importante do projeto é o Shopping Palladium, que cedeu espaço para a apresentação dos melhores trabalhos avaliados, desta forma, ficando disponível para apreciação da comunidade.

O Isopor® é uma matéria-prima nobre para ser jogada no lixo. Esse material pode ser reciclado para voltar à cadeia produtiva e também colaborar com a proteção do meio ambiente. A proposta do projeto é  disseminar o conceito de sustentabilidade, com ênfase na reciclagem do Poliestireno Expandido – EPS (Isopor®) entre os alunos das instituições particulares de ensino.

Durante a realização da mostra, também será apresentada uma atividade prática com a máquina protótipo que reduz o tamanho do Isopor® para otimizar a logística de transporte do material e sua posterior reciclagem. O projeto vai  premiar os dois melhores trabalhos de cada instituição participante (1.º e 2.º lugares).

Nos últimos cinco anos, o projeto Planeta Reciclável® envolveu a participação de aproximadamente 14,5 mil alunos das escolas particulares de Curitiba e Região.

Serviço:

6ª Mostra da Escola Particular sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos

Quando: 12 e 13 de junho de 2015 (horário de funcionamento do Shopping)

Onde: Shopping Palladium (Avenida Presidente Kennedy, 4121 – Portão)