O Bradesco foi o banco com o maior número de reclamações no mês de maio, segundo ranking divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Banco Central. Os dados são referentes a reclamações procedentes, quando há motivo. Não entram na conta as queixas injustificadas.

Das 1.185 queixas contra o Bradesco, 676 eram ligadas à restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado por recusa injustificada.

A segunda instituição colocada, com o maior número de reclamações procedentes, é a Caixa Econômica Federal, que recebeu 733 queixas em maio, das quais 304 são referentes a irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços.

O maior número de reclamações do Banco do Brasil ao BC veio de débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente, com 58 queixas.

O quarto colocado foi o Itaú Unibanco, que obteve 38 reclamações procedentes relativas a irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços. Já o Santander teve 177 reclamações procedentes, das quais 46 tratam de irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços.

Veja os bancos mais reclamados em maio, segundo ranking do Banco Central:

Bradesco – 1.185

Caixa – 733

Banco do Brasil – 236

Itaú Unibanco – 216

Santander – 177

Segundo o BC, as reclamações procedentes são aquelas encerradas no período de referência (maio), nas quais foram verificados indício de descumprimento, por parte da instituição, de lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil.