O Governo do Estado realiza nesta quinta-feira (26) a campanha Desconecta Paraná, que convida as pessoas a desconectarem seus equipamentos eletrônicos por meia hora (das 10h às 10h30 ou das 15h30 às 16h) e refletirem sobre o impacto que eles têm em sua vida. A ação faz parte da Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas, que neste ano tem como tema Internet e outras Dependências. 

Lançada pelo governador Beto Richa no dia 19 de junho, a Semana Estadual é marcada por uma série de ações de prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, como incineração de drogas apreendidas em operações policiais, leilão de bens de traficantes, mostra de projetos escolares, palestras e debates sobre o tema. 

COMPULSÃO – A Semana Estadual também alerta para o uso compulsivo da internet e dispositivos da informação, como computadores, notebooks, celulares. Nossa intenção não é tirar o mérito dos benefícios da internet, afirma a diretora do Departamento Estadual de Políticas sobre Drogas, Rosane Neumann. Queremos, porém, alertar a comunidade sobre como as relações sociofamiliares estão sendo afetadas pelo uso abusivo desses dispositivos”, disse ela. 

De acordo com a educadora da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Cineiva Campoli Tono, o uso excessivo de tecnologias merece atenção. Algumas pessoas podem desenvolver uma compulsão em uso da internet, deixando de lado a convivência social, o lazer e outras atividades. Os benefícios da internet são evidentes. O problema, porém, é quando não há equilíbrio no uso dessas tecnologias, afirmou ela.