EMÍLIO SANT’ANNA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta segunda-feira (29) que aguarda o relatório da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) sobre o fechamento da avenida Paulista no último domingo (28) para decidir se pode tornar a prática uma medida definitiva na cidade.
Segundo Haddad, esse relatório deve ser entregue nos próximos dias. Depois disso, pode ser elaborado um plano a ser entregue ao Ministério Público para o fechamento da via aos domingos. “A receptividade foi boa. Existe a vontade do cidadão por mais espaços públicos” afirmou.
“Seria bom fazer da Paulista aos domingos um grande parque, onde as pessoas pudessem passear com segurança”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, neste domingo (28). Ele disse, ainda, que não haveria dificuldades em fazer as alterações viárias necessárias para o fechamento uma vez por semana.
Sobre o possível fechamento também das avenidas São João e Amaral Gurgel, o prefeito afirmou que deve também receber da CET uma avaliação no final de julho.
Haddad disse que as vaias durante a entrevista coletiva que ele fez após a inauguração da ciclovia na Paulista -algumas pessoas que estavam no hospital Santa Catarina protestaram- se tratou de uma minoria. “Quando há dezenas de milhares de pessoas reunidas é normal que uma ou duas saiam do tom. 99% das pessoas estavam lá para celebrar”, afirmou.
No primeiro dia útil com a nova ciclovia da avenida Paulista aberta ao tráfego, ciclistas e pedestres estão convivendo bem. O movimento de bicicletas desde o início da manhã não causou problemas na travessia dos pedestres na via.
Para a ex-coordenadora do Departamento de Planejamento Cicloviário da CET, onde trabalhou durante 35 anos, Maria Ermelina Malatesta, faltava vontade política para implantar ciclovias.
O público comemorou a conquista do espaço na avenida mais importante da capital, que já foi cenário de diversos acidentes com ciclistas.