MARIANA CARNEIRO
BUENOS AIRES, ARGENTINA – Em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para o governo da cidade de Buenos Aires, que terá eleição neste domingo (5), o candidato peronista Mariano Recalde recebeu o importante apoio da presidente Cristina Kirchner neste último dia de campanha eleitoral permitido pela Justiça.
Cristina e Recalde visitaram uma escola na Villa Lugano, bairro pobre da zona sul da capital argentina, para conversar com crianças que participam de uma oficina de robótica.
A presidente sentou-se entre as crianças e ouviu queixas de professores sobre a falta de material nas escolas municipais para o ensino de tecnologia -o atual chefe de governo de Buenos Aires é o opositor Maurício Macri (PRO), que concorre à Presidência.
“Estou aqui com ele [apontando para Recalde], que será o próximo chefe de governo, e vai tratar de equipar todas as escolas”, disse Cristina.
“Vamos nos ocupar disso, vamos espalhar kits escolares [para o ensino de robótica] em toda a cidade”, prometeu o candidato, que é presidente da estatal Aerolíneas Argentinas.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal de TV estatal. Cristina aproveitou o ato para anunciar a entrega de 30 kits de robótica às escolas municipais, no valor de 205 mil pesos (cerca de R$ 70 mil).
Com aprovação popular em alta, ao redor de 50%, Cristina Kirchner se transformou em uma importante cabo eleitoral nestas eleições. Escolheu o vice na chapa do candidato da Frente para a Vitória à Presidência, Daniel Scioli.
Agora pretende usar seu prestígio para empurrar a candidatura de Recalde. A capital Buenos Aires, porém, é um território em que o governo tem pouco prestígio político.
Segundo as pesquisas de intenção de voto mais recentes, o candidato governista aparece em terceiro, fora da disputa que neste momento aponta para um segundo turno entre o candidato do PRO, Horacio Rodríguez Larreta, e Martín Lousteau, de uma coalizão formada pela União Radical Cívica e socialistas.
Nesta quarta (1º), Cristina fez outro ato em favor de Recalde. Em um pronunciamento transmitido em rede nacional, Cristina apareceu ao lado de Recalde. O motivo alegado para a sua aparição foi a abertura de um frequência da Aerolíneas Argentinas entre Puerto Iguazú e El Calafate.