O Paraná Clube empatou em 0 a 0 com o Criciúma, nessa sexta-feira (dia 3) à noite, pela 10ª rodada da Série B. Com o resultado, o time ficou em 12º lugar, com 12 pontos. A equipe catarinense ficou em 14º, com 11 pontos.

Mais uma vez, o Paraná apresentou problemas críticos, principalmente na saída de bola e a falta de criatividade no meio-campo. Já são dez rodadas sem um futebol que empolgue a torcida e que faça o time subir na tabela. De positivo, a equipe do técnico Nedo Xavier apresentou um bom volume de chutes de fora da área e muita força de marcação.

O Paraná completou quatro partidas sem perder – dois empates e duas derrotas.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

Mesmo com a promoção (o sócio tinha o direito a um ingresso a mais), o público foi pequeno na Vila Capanema: apenas 2.912 pagantes.

O Paraná não tinha para esse jogo Marcos, Fernando Viana, Wanderson, Henrique e Éder. O técnico Nedo Xavier manteve o mesmo esquema 4-2-3-1 de sempre. Dessa vez, a linha de três meias ofensivos tinha Lucas Pará na direita, Marcos Paraná centralizado e Rafael Carioca na esquerda.

O primeiro tempo teve atuação ruim do Paraná, que errou demais na saída de bola, principalmente por causa do fraco desempenho dos seus volantes e laterais. A situação piorou com a omissão dos meias. O Criciúma jogou avançado e marcou forte. Com a bola, porém, também foi mal. Pelo menos, levou perigo com algumas jogadas do atacante Lucca pela esquerda.

Não conseguimos jogar. Eles marcaram pressão nossa saída e ficamos dando chutão, resumiu o atacante Paulo Henrique, do Paraná.

No total do primeiro tempo, o Criciúma somou 61% de posse de bola, 4 finalizações (nenhuma certa), 6 cruzamentos (2 certos) e 1 escanteio. O Paraná teve 4 finalizações (2 certas), 6 cruzamentos (nenhum certo) e 3 escanteios.

O segundo tempo começou com cenário semelhante. Aos dez minutos, Nedo tirou os meias Rafael Carioca e Lucas Pará. E colocou o lateral-direito Danilo Baia e o atacante Carlinhos. Ricardinho deixou a lateral-direita e passou para o meio-campo.

O Criciúma foi perdendo a força de marcação aos poucos e o jogo ficou mais equilibrado. Os dois times continuaram tratando mal a bola, mas o Paraná passou a criar algumas jogadas ofensivas na base do improviso e do individualismo.

Aos 24 minutos, troca de um meia por outro no Paraná. Entrou Rafael Costa, saiu Marcos Paraná. O time ganhou um pouco mais de criatividade. A equipe da casa criou algumas jogadas até o fim, mas sem grande destaque.

No total dos 90 minutos, o Paraná somou 45% de posse de bola, 13 finalizações (6 certas), 23 cruzamentos (5 certos) e 8 escanteios.  O Criciúma teve 5 finalizações (1 certa), 9 cruzamentos (3 certos) e 2 escanteios.

PARANÁ 0x0 CRICIÚMA
Paraná: Wendell; Ricardinho, Luiz Felipe, Luciano Castán e Fernandes; Jean, Washington, Lucas Pará (Danilo Baia), Marcos Paraná (Rafael Costa) e Rafael Carioca (Carlinhos); Paulo Henrique. Técnico: Nedo Xavier
Criciúma: Luiz; Arnaldo, Wanderson, Fábio Ferreira e Guilherme Santos; Wellington (Rafael Pereira), Marcão e Rodrigo Andrade; Lucca (Silvinho), Paulo Sérgio (Roger Guedes) e Neto Baiano. Técnico: Petkovic
Cartões amarelos: Guilherme Santos, Rodrigo Andrade, Luiz, Wanderson (C). Fernandes, Marcos Paraná, Luiz Felipe, Jean, Rafael Costa, Paulo Henrique (P)
Árbitro: Felipe Duarte Varejão (ES)
Público: 2.912 pagantes (3.569 total)
Renda: R$ 49.235
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
11 – Guilherme Santos invade a área e cai ao dividir com Lucas Pará. O Criciúma pede pênalti.
18 – Falta na direita. Rafael Carioca lança para a área. Ninguém desvia. A bola bate no chão e obriga o goleiro a fazer defesa difícil.
20 – Marcos Paraná bate escanteio. Na 1ª trave, Castán cabeceia, mas a defesa tira.
30 – Lucas Pará ajeita para Paulo Henrique, que chuta da entrada da área. A bola vai sobre o gol.
33 – Lucca invade a área e rola para Neto Baiano, que chuta sobre o gol.
43 – Rafael Carioca toca para Marcos Paraná, que chuta de fora da área. Luiz defende.

Segundo tempo
2 – Marcos Paraná pega rebote fora da área e solta a bomba. Luiz defende no canto.
6 – Contra-ataque. Marcos Paraná parte livre e invade a área, mas erra na hora de finalizar.
16 – Falta de média distância. Wellington chuta forte, rasteiro. Wendell espalma no canto.
18 – Fernandes cruza. Jean cabeceia. Luiz defende.
37 – Fernandes cruza. Carlinhos cabeceia. Luiz segura.
44 – Danilo Baia cruza. Rafael Costa desvia na primeira trave. Paulo Henrique se atira, mas não alcança.
47 – Falta na direita. Rafael Costa lança para a área. Paulo Henrique desvia. A bola passa perto.