A Capela Santa Maria recebe a Orquestra Barroca do Amazonas (OBA) nesta quarta-feira (08), às 20 horas. Especializada no lírico luso-brasileiro, o grupo retoma a turnê do projeto Ópera no Brasil Colonial, com lançamento de CD e músicas brasileiras do século 18.

A coleção da OBA tem números musicais para cantor e solo ou em formação conjunta, com acompanhamentos retirados de óperas como: A Mulher Amorosa, Capitão Belizário, As Variedades de Prometeu entre outras, oriundos de acervos do Brasil e de Portugal.

O grupo é formado  por cantores e instrumentistas, do Brasil e do exterior e se apresenta em média com 10 pessoas. Os concertos são de 75 minutos, semiencenados, em formato didático, com apoio de material impresso distribuído ao público. A Orquestra Barroca do Amazonas (OBA) foi criada em 2009 por professores e alunos de graduação e pós-graduação em Música da Universidade do Estado do Amazonas interessados no patrimônio brasileiro do período colonial, especialmente dos séculos 18 e começo do 19. O grupo usa cópias fieis de instrumentos de época e leitura historicamente inspirada das fontes musicais.

Desde sua criação, a OBA já esteve em diversas cidades do Brasil (todas as capitais da Amazônia Legal) e do exterior (Lisboa, Turim, Salamanca etc), em festivais de ópera e música sacra, se apresentando em igrejas e teatros históricos, assim como em modernas salas de concerto. Em 2013 lançou o CD Dei Due Mondi, com obras de autores italianos e ibéricos, que influenciaram a formação do contexto lusófono em que se insere o Brasil.

 

Orquestra Barroca do Amazonas apresenta Ópera no Brasil Colonial

Data: 8 de julho, quarta-feira

Horário: 20h

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro

Ingressos: R$10,00 e R$5,00