SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Depois de três meses de julgamento, James Holmes, 27, foi considerado culpado nesta quinta-feira (16) pela morte de 12 pessoas em um cinema da cidade de Aurora, no Estado do Colorado (oeste dos EUA). Agora, os jurados devem determinar se o atirador será condenado à morte ou à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional.

Em julho de 2012, Holmes atirou uma bomba de gás lacrimogêneo contra os espectadores de uma sessão do filme “Batman -O Cavaleiro das Trevas Ressurge” em Aurora. Na sequência, armado com pistolas e um fuzil semiautomático, disparou contra a plateia deixando, além dos 12 mortos, 70 pessoas feridas.

O júri, composto por nove mulheres e três homens, rejeitou a alegação da defesa de que o atirador é inimputável por ser mentalmente insano. Conforme a sentença, Holmes é culpado em múltiplas acusações de assassinato em primeiro grau e tentativa de homicídio.

Durante o julgamento, pessoas feridas pelo atirador relataram, às lágrimas, como se esconderam das balas atrás das cadeiras do cinema e fugiram do local passando por sobre os corpos de parentes mortos. Presente ao tribunal, o atirador não esboçou reação durante a leitura da decisão do júri pelo juiz Carlos Samour.