Já estão percorrendo a costa brasileira cerca de 12 mil baleias da espécie que tinha sido quase dizimada, e sempre volta ao litoral do Brasil para reprodução, entre julho e outubro.

O safári fotográfico é a grande pedida para quem viajar para as praias, embora a concentração maior das baleias-jubarte seja em Abrolhos. O aumento da população dos animais, que em 2002 eram apenas 3.400, se deve à suspensão da caça em 1987 e aos trabalhos de conscientização que vêm sendo realizados.

Comunidades de pescadores são orientadas a não atuar em áreas de preservação onde baleias e seus filhotes ficam concentrados, principalmente porque podem se enroscar nas redes de pesca, ficando mutiladas ou mortas.

SANTA CATARINA
Procurando águas quentes para procriar, as baleias francas fazem um show à parte para os turistas que visitam a Praia do Rosa, emn Imbituba, litoral catarinense. De agosto a outubro a espécie deixa as águas gélidas da Antártida e transforma a praia de Santa Catarina em um verdadeiro observatório.

Setembro é tempo da Semana Nacional da Baleia Franca e os passeios de barco seguem para alto mar, tendo acompanhamento de biólogos. A captura das baleias francas foi proibida por tratados internacionais desde 1935. No Brasil a matança continuou até 1973. A última armação, local onde se extraía o óleo do animal, foi desativada em Imbituba.

A Praia do Rosa fica a 101 quilômetros de Florianópolis e a 22 quilômetros de Garopaba. Pousadas, bares e restaurantes do lugar ficam à beira da praia ou no Caminho do Alto do Morro.

A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca tem 130 quilômetros, desde o Farol de Santa Marta (Laguna) até o sul da Ilha de Florianópolis.

BAHIA
A Costa das Baleias, no extremo sul da Bahia, combina herança indígena e portuguesa. De julho a novembro, em diversos pontos desta costa, as baleias jubarte fazem acrobacias, cantando durante o período de procriação e amamentação dos filhotes.

A terra de muito sol, praias e um arquipélago de ilhas chamou a atenção até do cientista Charles Darwin no século XIX. O litoral é marcado por falésias de até 25 metros, portão de entrada do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Formado por cinco ilhas, com cerca de 6.000 hectares, o parque é um acervo de biodiversidade única em um mar de águas oceânicas rasas e cristalinas, recifes de corais raros e cavernas submarinhas.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Curdos marcando presença em Istambul

CURDOS – A MAIOR POPULAÇÃO DO PLANETA SEM UM ESTADO
Os primeiros textos fazendo referência ao povo curdo foram escritos por historiadores árabes e persas. A Europa só foi descobrir a existência dos curdos no século 19, quando aparecem as narrativas das primeiras expedições científicas e missionárias. Sempre destacando a importância do espírito de família e de clã do povo, que é a maior população do planeta sem Estado.

Já foram 12 milhões na Turquia, 7 milhões no Irã, 4 milhões no Iraque. Logo depois da 1ª Guerra Mundial e do desmembramento do Império Otomano, os aliados pensaram em criar um Curdistão independente. O Tratado de Sèvres, assinado em agosto de 1920, afirmava a autonomia local para as regiões onde domina o elemento curdo. Mas voltaram atrás de seus propósitos, com a vitória de Mustafá Kemal na Turquia.

O Tratado de Lausanne, assinado em 1923, consagrou a dominação da Turquia, do Irã, da Grã-Bretanha (em nome do Iraque) e da França (em nome da Síria) sobre o Curdistão. No intervalo entre as duas grandes guerras, explodiram as revoltas na Turquia e no Curdistão iraquiano.

Depois da Segunda Guerra Mundial, os curdos tiveram uma breve autonomia com a República de Mahabad, proclamada no Irã em princípios de 1946, com o apoio da União Soviética, mas a experiência durou pouco, quando o exercito iraniano acabou o sonho, em dezembro do mesmo 1946.

Durante as duas décadas seguintes o ativismo curdo se concentra no Iraque, e no início dos anos 60 Mustafá Barzani lidera o movimento rebelde. Em 1970 iniciam as negociações com o poder central de Bagdá sobre o estatuto do Curdistão iraquiano. Os curdos reivindicam a cidade petrolífera de Mossul, Bagdá não aceita e em 1974 o governo iraquiano promulga unilateralmente sua lei de autonomia, rejeitada pelos movimentos curdos.


Folclore, música, eventos: o maior povo sem Estado do planeta é rico em tradições

Um ano depois a resistência dos curdos do Iraque fracassa, com os acordos entre o Irã e o Iraque em Argel. Resistência que volta a partir de 1980 com a guerra entre Irã e Iraque. No Irã a guerrilha curda tenta tirar proveito da queda do xá da Pérsia, tentando controlar a região. O exército islâmico derrota a rebelião, com mais de 18 mil mortos entre 1980 e 1984. Na Turquia o Curdistão, então região militar, ficou fechado para estrangeiros até 1985 e voltou a sofrer estado de sítio novamente, em 1978.

Em Turquia e o Iraque fazem uma ação coordenada contra os rebeldes curdos. O fim da guerra entre Irã e Iraque marcou o endurecimento da repressão e no dia 22 de março de 1988 a aviação iraquiana bombardeou com armas químicas as cidades do Curdistão, na região de Halabja, causando mais de 5 mil mortes e 5 mil feridos.

Em 1991 os curdos do Iraque assumem o controle de uma parte importante do Curdistão mas o exército iraquiano faz reconquista brutal , colocando nas estradas milhares de refugiados. Os governos ocidentais resolvem criar uma área de segurança sob seu controle. As lutas, no entanto, jamais permitiram que se colocasse em prática um regime de autonomia, provando que divergências políticas com os árabes, guerras, rebeliões e lutas entre as várias facções impedem, desde dois séculos, a existência de um regime de autonomia do povo curdo.


DESTAQUE

MARTINHO LUTERO EM 2017 – 500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE
Cinco séculos depois, adeptos da Reforma Protestante vão comemorar a época em que Martinho Lutero afixou suas 95 Teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg. Um acontecimento que mudou o mundo.

O Jubileu será comemorado em toda a Alemanha e também no mundo. Monge, professor e reformador, Lutero é um dos filhos mais ilustres da Alemanha e muitos turistas se preparam para percorrer os caminhos do reformador, lembrando esses quinhentos anos.

Um percurso de trem vai custar apenas 29 euros. Mas quem preferir sair do Brasil já com guia acompanhando, pode optar pelo pacote turístico organizado pela operadora do Rio Grande do Sul, Socaltur, que tem saída marcada para o dia 30 de agosto. É viagem de 16 dias (13 noites), visitando cidades onde Lutero exerceu maior influência. Berlim, Potsdam, Wittenberbg, Erfurt, Nuremberg, Munique, Castelo Neuschwanstein, Heidelberg, Rüdsheim (incluindo passeio de barco pelo Reno) e Frankfurt. Para mais detalhes sobre Alemanha, visite o www.germany.travel